Começa ciclo de palestras sobre indígenas nas universidades
Programação iniciou na segunda-feira (12). Alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolverão estudos para espaços de acolhimento dos estudantes indígenas

Publicado em: 14 de março de 2018 09h03min / Atualizado em: 14 de março de 2018 09h03min

Começou na segunda-feira (12), na UFFS – Campus Erechim, o Ciclo de Palestras “Indígenas na Universidade”. A atividade é realizada pela disciplina de Projeto Arquitetônico e o Ambiente, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e tem como professores responsáveis Aline Louise da Silva Lima, Ana Maria Schuch Araújo, Jéssica Andrade Michel e Nauíra Zanardo Zanin. Neste semestre a disciplina irá trabalhar com o tema “Espaços de acolhimento indígena na UFFS - Campus Erechim”.

Para iniciar o programa, na manhã de segunda-feira a professora Valéria Esteves Nascimento Barros ministrou a palestra “Aproximação à temática: história e atualidade dos povos indígenas do Sul do Brasil e sua presença na UFFS”, e o professor Daniel de Bem palestrou sobre “Histórico da presença indígena na UFFS: Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) e as demandas dos acadêmicos indígenas”.

Professor Daniel de Bem participou da primeira ação do Ciclo de Palestras

De acordo com a professora Nauíra, “os acadêmicos matriculados na disciplina desenvolverão, ao longo do semestre, estudos arquitetônicos para espaços de acolhimento dos estudantes indígenas, a exemplo do que acontece em outras universidades, como na Universidade de Brasília (UnB)”. A proposta do Ciclo de Palestras é fomentar o diálogo sobre o tema e elencar algumas possibilidades de ambientes para o acolhimento desse público.

A docente conta que a ideia de trabalhar com o assunto surgiu com o ingresso de estudantes indígenas no Campus Erechim, e foi sugerida pelo professor Daniel De Bem. “Meu tema de pesquisa no mestrado e no doutorado foram as intervenções arquitetônicas realizadas junto a povos indígenas. No período em que estive na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o doutorado, procurei auxiliar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena no projeto do alojamento para os acadêmicos, e fiz uma palestra sobre espaços de acolhimento para indígenas em campi universitários. Foi um momento de conversa com esses estudantes sobre a moradia indígena, em conjunto com representantes da Secretaria de Ações Afirmativas e de professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC”, conta Nauíra. “Como estou retornando agora para as aulas na UFFS, a professora Ana Maria, que também ministra a disciplina, propôs esse tema, conjugando todos esses fatores com as demandas dos acadêmicos indígenas.”

As próximas duas palestras do Ciclo ocorrem no dia 19 de março, no Auditório do Bloco B. Às 8h20, a professora Maria Sílvia Cristofoli abordará o tema “A diversidade na universidade: políticas para educação superior indígena”. Às 10h20 é a vez da professora Ivone Maria Mendes da Silva falar sobre “Acolhimento da diversidade na universidade”. As palestras, gratuitas, são abertas à comunidade acadêmica e regional.