Começa em Erechim a II Semana Integrada da Consciência Negra
Prazo de inscrições para apresentações de trabalhos foi prorrogado para o dia 20

Publicado em: 13 de novembro de 2017 12h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 14h11min

Ocorre entre os dias 13 e 24 de novembro a II Semana Integrada da Consciência Negra, promovida pela UFFS - Campus Erechim e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim, através de seus respectivos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas. A programação é composta por palestras e, também, pela I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais – realizada pelo núcleo da UFFS e que terá apresentações de trabalhos.

De acordo com o professor Paulo Muller, os objetivos da Semana Integrada são “chamar a atenção da sociedade regional para o preconceito com que a população negra continua a ser tratada no Brasil; ressaltar as contribuições e a produção intelectual de negras e negros; e apontar caminhos possíveis para a superação do racismo institucional estabelecido através, por exemplo, de políticas de ações afirmativas e da difusão da perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais”.

Já a Jornada de Educação é destinada à apresentação de trabalhos de Extensão e Pesquisa, relatos de experiências docentes, artísticas, literárias e de atuação em movimentos sociais, intervenções em escolas, análise de bibliografias e outras fontes de reflexão sobre a questão étnico-racial. O prazo de inscrições para apresentações de trabalhos foi prorrogado para o dia 20. Os interessados devem enviar resumo contendo título, autores, vínculo institucional e um texto de até 10 linhas da apresentação para o e-mail neabi.uffs@gmail.com.

Ciclo de palestras e debates

Raças, racismo e o jogo de identidade na sociedade brasileira
Prof. Daniel de Bem (UFFS – Campus Erechim)
Dia 13, às 13h30