Comissão do PIN tem novos membros
Equipe alerta para a aplicação da prova, agendada para o dia 27

Publicado em: 21 de outubro de 2019 15h10min / Atualizado em: 21 de outubro de 2019 16h10min

A comissão do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) do Campus Erechim foi reorganizada, passando a contar com novos membros, conforme a Portaria Nº118/PROGRAD/UFFS/2019.

Nessa nova composição há a participação dos estudantes, através da indicação do acadêmico Gustavo Matias Remboski, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e dos acadêmicos Odair Camilo Amantino, Jonathan Totó Jacinto e Diego Candinho, representantes dos discentes indígenas.

Além dos alunos, participam da comissão a coordenadora acadêmica Sandra Simone Hopner Pierozan, as professoras Solange Todero Von Onçay e Valéria Esteves Nascimento Barros, a chefe do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) Naiá Cloe Lugues e os pedagogos Marcelo Luis Ronsoni, Marta Luiza Sfredo e Tatiana Peretti.

Conforme a coordenadora da comissão, a pedagoga Marta, a partir da nova composição da comissão, serão desenvolvidas diversas ações, atendendo às orientações da resolução de implantação do Programa na Instituição e também procurando acolher as demandas dos indígenas, considerando que, desde que foi implantado, 60 estudantes ingressaram nos cursos de Graduação do campus através do PIN.

Além da organização do processo seletivo exclusivo para indígenas, que oferta duas vagas suplementares por curso, o Programa contempla ainda duas vagas em cada curso de Pós-Graduação lato e stricto sensu.

“O desafio da nova equipe de trabalho neste momento é iniciar um diálogo e produzir um planejamento de ações a partir das necessidades dos estudantes, objetivando, além de reduzir os índices de evasão e retenção, promover atividades que busquem a garantia de igualdade de oportunidades e a efetivação do projeto de inclusão social que fundamentou a implantação do Programa na UFFS”, explica Marta.

O Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN), representa, conforme definido na Resolução Nº 33/CONSUNI/UFFS/2013, um instrumento de promoção dos valores democráticos, de respeito à diferença e à diversidade socioeconômica e étnico-racial, mediante a adoção de uma política de ampliação do acesso aos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFFS, e de estímulo à cultura, ensino, pesquisa, extensão e permanência na Universidade.

Prova

Quem se inscreveu na seleção deste ano do PIN deve ficar atento: a prova está agendada para o dia 27 de outubro (domingo), às 13h30, na sala 204 B. É recomendado aos candidatos que cheguem com antecedência de no mínimo 30 minutos. Neste dia o transporte público até o Campus não estará disponível e a cantina também não estará aberta.