Curso de extensão em Letramento na Educação Infantil encerra com apresentação de trabalhos

Publicado em: 12 de dezembro de 2011 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Encerrou, na última quarta-feira 7, o curso de extensão Práticas de Letramento na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental: desafios, propostas e perspectivas para atuação docente, oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

Cerca de 250 professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oriundos de diversas cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) participaram do curso.

“Ao mesmo tempo que foi desafiador, por atender um número tão grande de professores, o curso atendeu seu objetivo principal que era articular ensino, pesquisa e extensão, atendendo o maior número possível de docentes, uma vez que as formações destinadas à Educação Infantil muitas vezes não são priorizadas”, explica um dos organizadores e ministrantes do curso, professor Rodrigo Saballa de Carvalho.

O curso de extensão possibilitou um debate intenso com os professores a respeito das possibilidades de serem desenvolvidas prática de Letramento na Educação Infantil que tenham significado para as crianças. No último dia os professores apresentaram trabalhos que desenvolveram com seus alunos em sala de aula a partir das questões discutidas durante o curso e também realizaram uma exposição da documentação dos materiais produzidos.

“A previsão é a de que seja proposta uma nova edição do curso no segundo semestre de 2012, pois nem todos os professores foram contemplados nessa edição”, ressaltou a também organizadora e ministrante do curso, professor Zoraia Aguiar Bittencourt.