Curso de Filosofia do Campus Erechim presente em colóquio internacional de Ética

Publicado em: 25 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Com a presença de representantes de várias instituições de ensino superior do Brasil, e também de pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos, foi realizado na cidade de Santa Maria, entre os dias 18 e 21 de junho, o 5º Colóquio Internacional de Ética e Ética Aplicada: Sentimentos Morais. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim esteve representada no evento pelos acadêmicos do Curso de Filosofia Everton Trentin Zoraski, Maurício Ségio Bergamo, Adilson Junior Pilotto, Jessica Sozo, pela acadêmica do curso de Ciências Sociais, Marjorie Tessie Sozo e pelo professor Eloi Pedro Fabian.

A atividade acontece anualmente, organizada pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme Fabian, o evento trouxe para a discussão temáticas pertinentes e atuais no âmbito da Ética Filosófica, da Ética Aplicada e da Metaética. De acordo com ele, nas várias conferências e comunicações apresentadas, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre as diferentes concepções do pensamento prático na tradição filosófica, bem como, do que está se pensando no âmbito da ética filosófica, ética aplicada e metaética na contemporaneidade.

“O amplo repertório de temas e autores vistos no evento sobre a filosofia prática como Kant, Hume, Grice até o neodarwinismo, além da oportunidade do contato com estudiosos e professores renomados do mundo inteiro sobre o assunto, foi muito importante aos participantes. O evento conseguiu promover uma profunda reflexão e atualização do pensamento, abrindo novas perspectivas de estudos e leituras sobre os temas abordados”, afirmou o professor.