Direção da UFFS se reúne com representantes do CIRAU

Publicado em: 18 de outubro de 2011 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

A direção da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim recebeu, na última sexta-feira (14), representantes do Consórcio Público Intermunicipal da Região Alto Uruguai (CIRAU).

Estiveram no Campus o presidente do CIRAU e prefeito de Floriano Peixoto, Vilson Babicz, o coordenador de projetos do Consórcio, João Zottis, além do diretor administrativo da CIRAU, Wolmir Ângelo Dall'Agnol, para apresentar a proposta do Consórcio à Universidade e convidá-la para ser parceira.

Constituído com o objetivo de criar projetos e captar recursos via Sistema de Convênios do Governo Federal (Siscon), o CIRAU conta com 25 municípios associados e atua nas áreas de educação, saúde, agroindústrias e meio ambiente. O sistema de Consórcio integra, fortalece e torna os municípios associados mais fortes.

Na próxima sexta-feira (21), o CIRAU promove o Seminário Gestão de Resíduos Sólidos - Mais Qualidade de Vida. Resultado de uma parceria entre o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) e o CIRAU, o evento será realizado no Auditório da UFFS – Campus Erechim, a partir das 9h. O objetivo do Seminário é a construção do Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos dos Municípios da Região Alto Uruguai e Altos da Serra. A atividade tem como público-alvo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das administrações municipais, ONGs ligadas à temática ambiental, instituições de ensino, extensão, pesquisa e público em geral

Confira a programação:

• 9h - Abertura

• 9h30min – Mesa I - Plano Nacional de Resíduos Sólidos - ( Princípios, diretrizes e atribuições)

• Exposição: Ministério do Meio Ambiente

• 10h45min – Coffee Break

• 11h00min - Mesa II – Atribuições e Ações de cada órgão

• Exposições: MMA, FUNASA

• 12h30min – Almoço

• 14h00min - Mesa III - Estado do RS (SEMA) e CIRAU(Realidade da Gestão de Resíduos Sólidos nas Regiões Alto Uruguai e Altos da Serra): Diretrizes e estratégia para construção do plano regional

• Expositores: CIRAU e SEMA

• 15h15min – Coffee Break

• 15h30min – Construção do Plano de Trabalho, envolvendo: Elaboração do Projeto, Papéis, Responsabilidades, Prazos, etc;

• 16h30min – Definições Finais e Encerramento

• Instituições Participantes e Apoiadoras: Fundação Nacional de Saúde, Ministério das Cidades, Ministério de Meio Ambiente, Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Gerência da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.