Encontro discute reconhecimento de cursos no Campus Erechim

Publicado em: 27 de fevereiro de 2013 13h02min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está se preparando para o reconhecimento dos seus cursos de graduação por parte do Ministério da Educação (MEC). Para articular as ações necessárias, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP), organizou encontros nos cincocampi da instituição.

Em Erechim a atividade pedagógica foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), com a presença da Pesquisadora Institucional da UFFS, Cecília Inês Duz de Andrade, da diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, de docentes, técnico-administrativos e discentes do Campus.

O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, ressaltou a importância desse tipo de atividade preparatória por proporcionar um espaço de diálogo para que as dúvidas sobre os procedimentos inerentes ao reconhecimento dos cursos sejam sanadas. A diretora de Organização Pedagógica, por sua vez, ressaltou a necessidade do envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica nesse processo, bem como a atenção a procedimentos técnicos e burocráticos que podem ser organizados com antecedência.

No Campus Erechim, os cursos de Geografia, Filosofia e Ciências Sociais, que tem duração de quatro anos e meio, já tiveram seus pedidos de reconhecimento protocolados junto ao MEC e agora aguardam o agendamento da visita dos avaliadores. Isso porque essa solicitação pode ser feita a partir do momento que se completa entre 50% e 70% do andamento do curso.

Os demais cursos do Campus Erechim estão em fase de elaboração do relatório necessário para o encaminhamento do protocolo de avaliação, os quais deverão ser entregues ao MEC em abril. A exceção é o curso de Engenharia Ambiental, que deverá protocolar o documento até outubro.

Toda a documentação é inserida no sistema e-MEC, portal de tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Entre os aspectos avaliados pelo MEC, estão a infraestrutura, o corpo docente e a dimensão didático-pedagógica dos cursos.

A rodada de encontros para discutir o tema será encerrada nesta sexta-feira (28), no Campus Cerro Largo.