Estudantes de Geografia do Campus Erechim participam de evento e trabalho de campo no Semiárido

Publicado em: 30 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Cerca de 25 estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, acompanhados pelo professor Dilermando Cattaneo, participaram, de 15 a 19 de setembro, do 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (Enpeg), realizado na capital da Paraíba, João Pessoa. Durante o evento, o grupo participou de um trabalho de campo em Cabaceiras, na região do semiárido paraibano, onde está localizado o Lajedo do Pai Mateus, “um tipo de formação rochosa típica do sertão nordestino, e cujas características - grande blocos rochosos soltos sobre o pavimento - só apresentam similares em outros dois locais no mundo”, explica Dilermando.

O professor destaca que a região é considerada uma das mais secas do Brasil. “Cabaceiras é o município que tem menor índice pluviométrico anual em todo o território nacional, o que faz com que a vegetação típica, a Caatinga, exista em toda a sua diversidade, sendo bem preservada na região do Lajedo”. A cidade também tem servido de locação para diversos filmes nacionais e internacionais, novelas e seriados devido ao clima seco, à alta luminosidade e às características peculiares, sendo 'O Auto da Compadecida' um dos filmes mais famosos rodados no local.

O professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bartolomeu Israel de Souza, participou da atividade de campo em Cabaceiras. A UFPB também colaborou com o transporte dos estudantes até o local, “firmando os passos iniciais de uma parceria entre os cursos de Geografia da UFFS-CampusErechim e da UFPB”, diz Dilermando.

Enpeg

Nesta edição, o Enpeg teve como tema: "Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão". Um dos eixos de discussão do evento foram os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que no curso de Geografia da UFFS - Campus Erechim é coordenado pela professora Ana Maria de Oliveira Pereira e pelo professor Dilermando.

Os acadêmicos do curso Aline Nadal, Ana Paula Bertotti, André Furlan, Cleiva Perondi, Ivete Rodrigues, Josué Grégio, Shaiane Gaboardi, Silvana Pires de Matos e Luciana Zvierzikoski, além da professora Ana Maria, apresentaram trabalhos no Enpeg nas modalidades pôster e apresentação oral.

Trajeto

De Erechim-RS até João Pessoa-PB (ida e volta) foram cerca de 9 mil quilômetros percorridos. O trajeto de ida incluiu paradas em Guarapari, no Espírito Santo, e Recife e Olinda, em Pernambuco. No retorno o grupo passou pelo agreste pernambucano, sertão alagoano, Barragem de Paulo Afonso, Rio São Francisco, oeste da Bahia, Espigão Mestre, Bioma Cerrado, Chapadas de Goiás, proximidades de Brasília e Goiânia, triângulo mineiro, interior dos estados de São Paulo, Paraná, e Santa Catarina. A chegada a Erechim ocorreu em 22 de setembro.