Estudantes do curso de Geografia do Campus Erechim realizam trabalho de campo em Itá

Publicado em: 22 de maio de 2013 13h05min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Acadêmicos do primeiro semestre dos cursos de Geografia dos Campi Erechim e Chapecó estiveram, no último sábado (18), em Itá/SC, realizando trabalho de campo das disciplinas de Geografia Física e História do Pensamento Geográfico.

A atividade inclui visitas ao Centro de Divulgação Ambiental do Consorcio Itá, Barragem da Hidrelétrica de Itá, museus, além da cidade de Itá. Também foram realizadas entrevistas com moradores sobre o contexto da mudança para a cidade nova, discussão sobre a relação Homem X Meio, explicações sobre o comportamento dos elementos naturais e transformações espaciais que ocorreram na transferência da cidade antiga de Itá para a cidade nova, devido à construção da usina hidrelétrica.

Segundo o professor Fábio Sanches, que ministra a disciplina de Geografia Física no Campus Erechim, o trabalho de campo consiste numa importante prática pedagógica de ensino, na qual os estudantes de Geografia podem ter a dimensão do que vem a ser o objeto de estudo da ciência geográfica – o produto da relação Homem X Meio.

Além do professor Sanches, também acompanharam os estudantes o professor Dilermando Cattaneo, do CampusErechim, e a professora Cristina Otsuschi, do Campus Chapecó.