Exposição e debate abordam Habitação, Mercado e Políticas Públicas na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 25 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Dados sistematizados e reflexões sobre Habitação, Mercado e Políticas Públicas embasarão a 5ª Exposição Temática e 5º Ciclo de Debates do projeto de extensão “Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade”. O encontro acontecerá na próxima terça-feira (30), no auditório da UFFS, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, a partir das 19h30. Qualquer pessoa interessada pode participar.

O projeto de extensão está em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim desde o ano passado, quando teve a sua primeira etapa realizada. O objetivo do mesmo é socializar e analisar, através de um ciclo de debates e de exposições temáticas, informações sobre o espaço urbano de Erechim, coletadas e sistematizadas em um banco de dados e materiais cartográficos. Essas informações serão disponibilizadas, futuramente, para estudantes, organizações, pesquisadores, gestores públicos ou a quem possa interessar em forma de um caderno digital on-line.

Conforme o colaborador do projeto, professor Murad Jorge Mussi Vaz, nesta edição da Exposição Temática dados relacionados a habitação e mercado imobiliário foram sistematizados. Com esses dados, mapas espacializando as informações foram elaborados e serão apresentados durante o encontro. Dessa forma, se espera fomentar o debate relacionando os três eixos do tema do encontro: habitação, mercado e políticas públicas. A perspectiva é de que, do diálogo com os presentes, surjam ainda mais elementos para o caderno on-line que está em elaboração.

O coordenador do projeto, professor Éverton Kozenieski, explica que o projeto de extensão pretende dar elementos para que a comunidade possa lançar novos olhares para a cidade de Erechim. “Existem algumas compreensões do que é Erechim e, a Universidade, com base em dados, mapas, conhecimento científico, quer propôr a ampliação desse debate, dar a sua contribuição com elementos novas compreensões”, diz.

Representantes de entidades, de organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e de setores diretamente envolvidos com o tema da 5ª Exposição Temática foram convidados para o evento.

Temas abordados nas Exposições Temáticas anteriores (2011):

1ª Exposição Temática e 1º Ciclo de Debates: Mobilidade Urbana
2ª Exposição Temática e 2º Ciclo de Debates: Habitação
3ª e 4ª Exposições Temáticas e 3º e 4º Ciclo de Debates: Infraestrutura e Serviços Urbanos