Formação de coordenadores educacionais é foco de curso de extensão na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 25 de setembro de 2012 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Durante os próximos três meses, um grupo de profissionais que atuam na educação pública, especialmente na função de coordenadores educacionais, terão a oportunidade de se colocar no lugar de estudantes. Eles fazem parte da primeira turma do curso de extensão Formação Continuada de Coordenadores Educacionais, oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

A abertura do curso aconteceu na tarde desta terça-feira (25) e contou com a presença da coordenadora do Setor Pedagógico da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Mara Rodrigues Terra, e do coordenador administrativo da UFFS – Campus Erechim, Dirceu Benincá. A atividade de extensão tem o apoio da CRE.

Conforme o coordenador do curso de extensão, professor Jerônimo Sartori, o objetivo geral da atividade é favorecer a construção de uma metodologia de trabalho no ambiente escolar que envolva o coordenador educacional (pedagógico) e os docentes, no sentido de que estes possam atuar tendo como base o comprometimento político, pedagógico, técnico e ético.

A turma é formada por 56 profissionais, de vários municípios da região do Alto Uruguai gaúcho. O curso, que é gratuito, terá duração de 60 horas, com certificação, e está previsto para seguir até o mês de dezembro, com encontros semanais.

Motivação

A coordenadora do Setor Pedagógico da 15ª CRE, Mara Rodrigues Terra, destacou que a função dos coordenadores educacionais é fundamental nas escolas. “É visível a diferença no desenvolvimento das atividades quando o coordenador educacional conhece bem a sua função”, afirma. Ela destacou, ainda, que o curso é um passo dentro de uma proposta de formação continuada, projetada para abranger os diferentes profissionais da educação, medida que tem o apoio da 15ª CRE.

Ao coordenador administrativo da UFFS – Campus Erechim coube acolher os participantes e apresentar a instituição. Segundo ele, as ações voltadas aos educadores têm grande alcance social. “Certamente esse trabalho será multiplicador”, disse.