Grupo de estudantes do Campus Erechim promove oficinas em escolas públicas

Publicado em: 22 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - Grupo PET/Conexões de Saberes – da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim estão realizando um roteiro de oficinas em escolas públicas da área de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Conforme o tutor do programa, professor Thiago Ingrassia Pereira, o objetivo é discutir com os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio as possibilidades de continuidade dos estudos na graduação ou em curso técnico.

Para tanto, os bolsistas do programa, que são oriundos de comunidades populares, compartilham suas experiências de acesso à Universidade, além de repassar informações gerais sobre as possibilidades de continuidade dos estudos – instituições, formas de ingresso, bolsas, auxílios. Os estudantes do Ensino Médio também têm a oportunidade de dialogar e interagir com os bolsistas, para tirar dúvidas e compartilhar perspectivas.

“Essa atividade faz parte de nosso projeto acerca da democratização do acesso ao ensino superior”, explica o professor. Foram selecionadas escolas em municípios pequenos e em áreas populares para as oficinas, objetivo do Grupo PET/Conexões de Saberes. A meta é abranger cerca de 300 alunos do ano final do Ensino Médio.

Programação

As atividades tiveram início no mês de outubro. No dia 22 o Grupo PET/Conexões de Saberes realizou oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, em Cruzaltense. Já nos dias cinco e seis de novembro a oficina ocorreu na Escola de Ensino Médio Fernandina Rigotti, em Itatiba do Sul.

No dia 18 de novembro os bolsistas do PET estiveram na Escola Estadual de Educação Básica Aratiba; no dia 19 no Colégio Estadual Irineu Evangelista de Souza, no município de Erebango; e, no dia 21 deste mês, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, localizada no bairro Três Vendas, em Erechim. Ainda estão previstas oficinas no município de Charrua.

O programa

O PET/Conexões de Saberes do Campus Erechim é um grupo que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltado a estudantes oriundos de comunidades populares. Entre seus objetivos está possibilitar aos jovens de baixa renda e origem popular que estudam na Universidade o desenvolvimento de suas capacidades de produção do conhecimento, em consonância com seus saberes próprios, formando-os para intervir como atores das políticas públicas na UFFS –Campus Erechim e nos seus territórios de origem, contribuindo para a reflexão sobre o ingresso e permanência qualificada de setores populares no ensino superior.