Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes realiza seminário em Erechim

Publicado em: 21 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está convidada a participar do primeiro Seminário do Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), que será realizado nesta quarta-feira (23), na sala de reuniões do Seminário. Não é necessária inscrição prévia.

 O encontro será um espaço de divulgação das atividades promovidas pelo Gpase, bem como de debates e reflexões para a consolidação de vínculos colaborativos e intersecções entre os projetos desenvolvidos pelo grupo.

Certificado pelo CNPq, o Gpase é composto por investigadores das áreas de Ciências Sociais, História e Geografia. Foi criado a partir das experiências acumuladas, desde 2010, pelo grupo de trabalho “Anticapitalismos & Sociabilidades Emergentes” (AcySE), vinculado ao Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso), coletivo que reúne pesquisadores de pós-graduação de sete países (Argentina, Brasil, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua e Venezuela).

Características

Conforme o coordenador do grupo de pesquisa, professor Cássio Cunha Soares, o Gpase se caracteriza por defender uma perspectiva que alia, de forma crítica e reflexiva, a investigação científica com o ativismo político e social, que muito além de questionar a pretendida neutralidade do pensamento científico. “Busca posicionar e situar as coordenadas a partir das quais se constroem conhecimentos através das chamadas pesquisas sociais”, explica.

Atualmente o grupo conta com 16 integrantes: os professores da UFFS – Campus Erechim Cassio Cunha Soares, Daniel de Bem, Dilermando Cattaneo da Silveira, Fábio Feltrin de Souza, Márcio Freitas Eduardo, Paula Faria Lindo; o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alex Hilsenbeck; o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Rodrigo Chaves de Carvalho; a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Thais de Aguiar, e os acadêmicos da UFFS – Campus Erechim André Ricardo Furlan, Angélica Rossi, Marjana Vedovatto, Matildes Regina Pizzio Tomasi, Nubia Raquel Lyneburguer, Sian Alegre e Vinicius Fruscalso de Oliveira.

Programação do seminário:

 

10h às 11h

O Lugar da Espontaneidade Popular e da Criatividade Social no Pensamento de Rosa Luxemburgo – Intervenção da professora Isabel Loureiro (Unicamp)

15h30min

Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes: uma Agenda de Pesquisa e Intervenção Social – Intervenção dos professores Cassio Cunha Soares (UFFS) e Alex Hilsenbeck (Unicamp)

15h45min

Apresentação das propostas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Gpase:

 

I) Uma Vida para Liberdade: Elias Iltchenco e a Comuna de Erebango/RS

Professor responsável: Fábio Feltrin de Souza (UFFS)

Estudante bolsista: Vinicius Fruscalso Maciel de Oliveira

 

II) Construindo Redes e Espaços de Autonomia: uma Análise dos Encontros Latinoamericanos de Organizações Populares Autônomas

Professores responsáveis: Cassio Cunha Soares (UFFS) e Alex Hilsenbeck (Unicamp)

Estudante bolsista: Angélica Rossi

 

III) Ecologismo Popular e Agroecologia: as Contribuições do Capa e do Cetap e a Estruturação da Rede Ecovida na Região do Alto Uruguai Gaúcho

Professores responsáveis: Márcio Freitas Eduardo (UFFS) e Dilermando Cattaneo da Silveira (UFFS)

Estudante bolsista: Marjana Vedovatto

 

IV) Mapeamento das Comunidades Indígenas e Quilombolas da Região Alto Uruguai: Aspectos Culturais, Sociais, Econômicos e Territoriais

Professores responsáveis: Daniel de Bem e Nauíra Zanin

Estudante bolsista: Núbia Raquel

 

V) Estudos Metodológicos de Cartografia Social e Mapeamento Participativo como Perspectiva de Intervenção Social

Professora responsável: Paula Faria Lindo

Estudante voluntário: André Ricardo Furlan