História LGBTQIA+ é tema de aula inaugural no dia 12 de abril
Professor Benito Bisso Schmidt (UFRGS) abordará o tema em evento dos cursos de História dos campi Erechim e Chapecó

Publicado em: 07 de abril de 2021 11h04min / Atualizado em: 07 de abril de 2021 16h04min

Os cursos de Licenciatura em História da UFFS, dos campi Erechim e Chapecó, promovem, no dia 12 de abril, a aula inaugural do semestre. Na ocasião, o professor Benito Bisso Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordará tema “História LGBTQIA+ no Brasil: trajetórias e desafios”. A aula será às 19h30.

Conforme a professora Débora Clasen de Paula, da UFFS – Campus Erechim, “a história LGBTQIA+ tem, já há algum tempo, aglutinado inúmeros pesquisadores que se dedicam à temática e, diante do contexto atual em que forças conservadoras e moralistas têm ocupado o espaço público e atacado sobremaneira as sexualidades cisheterodissidentes, o tema assume ainda maior relevância social e política”.

A atividade ocorrerá por meio da plataforma Webex e é aberta para a comunidade acadêmica e também para a comunidade regional. O link para acesso é https://uffs.webex.com/uffs/j.php?MTID=m2420a79c6a1b8dd3b9261311da7e824a. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Sobre o professor

Benito Bisso Schmidt é licenciado e bacharel em História pela UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp (2002). Em 2001 fez estágio no Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle da Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Foi professor do Departamento de Biblioteconomia e História da Furg (1992-1993). Atualmente, é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Integra o corpo docente do mestrado Profissional em Ensino de História desde 2014. Foi maître de conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine - IHEAL (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; professor convidado no Department of Romance and Latin-American Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e no mestrado em Ciências Humanas da Universidad de La República (Uruguai), em maio de 2016; e distinguished fulbright visiting Scholar na Emory University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. De fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio sênior na Brown University (EUA), com bolsa Capes.