Iniciam aulas do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental no Campus Erechim

Publicado em: 17 de abril de 2014 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Os estudantes aprovados no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) foram recepcionados na última semana na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A aula inaugural do Mestrado está programada para o dia 25 de abril, com o tema “Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica: perspectivas e desafios na área ambiental”.

O convidado para falar sobre o tema é José Vladimir de Oliveira, doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação como professor universitário e pesquisador ligado a diferentes instituições. A atividade acontecerá às 14h, no auditório do Campus Erechim, e é aberta para a comunidade acadêmica e externa. Não há necessidade de inscrição prévia.

Expectativa

Esse é o primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu oferecido pela UFFS no Campus Erechim. A turma conta com 20 estudantes, com diferentes perfis. O primeiro dia de aula de disciplinas obrigatórias foi nesta quinta-feira (17).

Simone Golunski é uma das alunas. Ela é graduada em Química – Licenciatura e já possui uma pós-graduaçãoStricto Sensu na área de Engenharia de Alimentos. Segundo ela, a possibilidade de ingresso em um mestrado na área ambiental é uma oportunidade de ampliar a sua área de pesquisa e as possibilidades de ingresso em atividades que exijam concurso público. “Nos concursos, ultimamente, o que eu tenho visto são vagas na área da Química voltada para a questão ambiental. É uma área que tem um campo de trabalho em crescimento”, explica.

Residente no município de Centenário, localizado a cerca de 40 quilômetros de Erechim/RS, Simone diz que a localização do Campus facilita o ingresso no curso. “É uma cidade próxima, além de ser uma universidade federal, tendo em vista que eu sempre estudei em universidade particular, nunca tinha tido essa oportunidade”, diz.

Simone é professora da Rede Estadual de Educação e atua nas áreas de Química e Física.

O PPGCTA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) está centrado na promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, desenvolvimento de tecnologias e manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais. As pesquisas desenvolvidas serão direcionadas para produzir conhecimento que possibilite entender o efeito das atividades humanas nos diversos ambientes e contribua no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias que visem ao desenvolvimento sustentável.

Neste semestre letivo serão oferecidas três disciplinas obrigatórias: Seminários em produção sustentável e conservação ambiental, Estatística aplicada às Ciências Ambientais e Sustentabilidade ambiental; e duas optativas: Processos, avaliação e gerenciamento de bacias hidrográficas, Avaliação e monitoramento ambiental.