Instalações artísticas feitas por alunos de Arquitetura e Urbanismo refletem sobre liberdade
Atividade é feita anualmente pelos acadêmicos ingressantes do curso

Publicado em: 02 de abril de 2019 14h04min / Atualizado em: 02 de abril de 2019 14h04min

Acadêmicos da 1ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim produziram, no dia 29 de março, diferentes instalações artísticas. A atividade compõe a disciplina “Introdução à arte, à arquitetura e à cidade”, ministrada por Daniella Reche, Melissa Laus Mattos e Murad Jorge Mussi Vaz.

As intervenções são feitas anualmente pelos acadêmicos ingressantes, e são espalhadas por todo o campus universitário. Sempre têm um tema. Neste ano, o tema foi “Liberdade”.

- A instalação artística é uma primeira abertura do olhar dos acadêmicos para o processo de tomada de consciência espacial, sob a ótica da dimensão corporal. É uma experimentação dos indivíduos e grupos em dialogar consigo, seu processo de concepção e criação e com o outro – explica o professor Murad.

Segundo o docente, ao serem expostas em espaços abertos, elas intervém na dimensão do outro, em seu cotidiano, criando diálogos, dissensos, surpresas, etc.

- O tema desse ano convoca o público a repensar o que significa liberdade de expressão, de comportamento, de ação, de ser e de estar no mundo, exigindo respeito a partir da diversidade. É uma proposta em aberto e um desafio no caminhar, sobretudo quando se insere a dimensão da cidadania na formação do arquiteto e urbanista em seu papel social – finaliza Murad.

Galeria de Imagens: