No Campus Erechim, comemoração dos 4 anos da UFFS terá apresentação de dança-teatro aberta à comunidade

Publicado em: 12 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Para marcar o aniversário da UFFS, no dia 19 de setembro a Universidade traz para a cidade o espetáculo "Tatá dança Simões", apresentado pelo Núcleo de Dança‐Teatro Tatá, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A apresentação será realizada no Centro Cultural 25 de Julho, com início às 19h. O espetáculo é aberto para a comunidade acadêmica e externa, com entrada gratuita.

Participarão da apresentação cerca de 20 artistas.

O grupo

O Tatá Núcleo de Dança‐Teatro é um programa de extensão vinculado ao curso de Dança ‐ Licenciatura da UFPel. O grupo integra atores‐bailarinos dos cursos de Dança e Teatro da universidade, com o objetivo de difundir a dança contemporânea, promover a arte‐educação, e contribuir com a formação de público.

O "Tatá Dança Simões” é o primeiro espetáculo do grupo. Baseado na obra de Simões Lopes Neto, o espetáculo transporta para o palco a tradução poética do autor pelotense, sua fixação eminente no universo gauchesco, na oralidade e regionalismo de sua linguagem. "O negrinho do pastoreio", "A M'boitata", "Casos do Romualdo", "Batendo orelha", "Meu Rosilho Piolho" e "A enfiada de macacos" são alguns dos contos do escritor que passaram por um processo de transcriação para o universo do dança‐teatro.

O espetáculo, que somente em 2011 teve aproximadamente 2700 espectadores, estreou em 2009, com coreografia e direção geral de Maria Falkembach.