Palestra com arqueóloga dá início à Semana Acadêmica do curso de Geografia
Professora Mirian Carbonera, da Unochapecó, abordou a pesquisa de campo. Programação segue até sexta-feira (31)

Publicado em: 28 de maio de 2019 15h05min / Atualizado em: 29 de maio de 2019 10h05min

Começou, nesta segunda-feira (27), a oitava edição da Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O evento, que segue até sexta-feira, tem na programação palestras, oficinas e minicursos. Ontem à noite, a abertura das atividades foi feita com uma palestra da professora Mirian Carbonera, da Unochapecó.

Mirian, que é arqueóloga, abordou a importância da pesquisa de campo em diferentes investigações. A proposta da palestra dialoga com um dos pilares da Semana Acadêmica deste ano, que destaca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da Geografia.

Palestra de abertura reuniu alunos e professores no Auditório do Bloco A (Fotos: Wagner Lenhardt/Ascom-ER)

“A Arqueologia é extremamente interdisciplinar e dialoga com diferentes ciências. Ela contribui para o conhecimento do passado humano e revela os paleoambientes”, disse Mirian. “A partir desses pontos podemos notar o vínculo com a Geografia, principalmente com as disciplinas de Biogeografia e Paleontologia. E aí as atividades de campo colaboram nessa intenção.”

Pesquisadora atuante em programas de pós-graduação da Unochapecó, Mirian possui forte ligação com a UFFS, principalmente a partir do Campus Chapecó. “Há um diálogo entre as instituições que acredito ser superpositivo. Desde que a UFFS foi criada, há essa aproximação. Fizemos um convênio guarda-chuva prevendo ações conjuntas. É uma via de mão dupla, uma relação muito frutífera”, disse a pesquisadora.

Evento dá visibilidade à produção acadêmica

De acordo com Alana Rigo Deon, professora que está organizando o evento com os alunos, a ideia da Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia é dar visibilidade às atividades que são desenvolvidas. “E também integrar a comunidade acadêmica para dialogar, para saber o que a gente produz aqui e como isso chega à sociedade, nas escolas, enfim, na comunidade”, destaca a docente da UFFS.

Professora Alana: evento organizado desde o início do ano e apoio da comunidade erechinense

Os acadêmicos do curso inscreveram trabalhos que passaram por um comitê científico. As produções serão apresentadas no decorrer do evento. “A ideia é mostrar o que os alunos estão produzindo. Depois, esses trabalhos serão publicados na plataforma do site da UFFS”, diz Alana.

“Estamos discutindo este evento desde o início do semestre. Nos reunimos semanalmente para discutir o tema, que sempre parte do que os alunos querem”, fala a professora. “Fizemos também um pedágio solidário, vendemos roupas, livros, etc. Tudo para adquirir fundos para a realização do evento. Agradecemos à comunidade erechinense que colaborou nesse sentido.”

Momentos culturais também estão na programação do evento. Na foto, o Coletivo Grito da Rua

A programação da Semana Acadêmica de Geografia da UFFS pode ser acessada no site do evento ou na Agenda de Eventos da UFFS – Campus Erechim.