Pesquisa do Campus Erechim é apresentada em evento sobre estudos climáticos

Publicado em: 30 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou, entre os dias 22 e 26 de outubro, o 3º Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (Simpec) e a 28ª Semana de Geografia. O estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e bolsista do projeto de iniciação científica “Análise da Participação do Fenômeno Enos (El Niño Oscilação Sul) no Comportamento Climático em Erechim (RS) no Período de 1960-2011”, Leonardo Chechi, participou do evento.

Ele apresentou o trabalho intitulado “A Participação do Fenômeno Enos (El Niño Oscilação Sul) nos Totais Anuais de Precipitação em Quatro Irmãos (RS) no período de 1958-1981”. O trabalho, que foi apresentando em forma de painel no eixo Clima e Espaço Rural, tem coautoria do coordenador do projeto de pesquisa, professor Fábio de Oliveira Sanches.

Sanches também apresentou o trabalho “Uso do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) para Avaliação das Precipitações em Alegrete de 1928 a 2009”, fruto das pesquisas que vem desenvolvendo em seu doutorado.

Conforme material de divulgação do evento, o objetivo do Simpec é discutir a ocorrência de eventos climáticos extremos que, no contexto das mudanças climáticas globais, têm exigido estudos sobre o monitoramento e a dinâmica de tais eventos e, principalmente, sobre a contribuição da ciência geográfica. O evento contou com palestras, minicursos, trabalhos de campo, comunicações orais e painéis.