PET/Conexões de Saberes retorna às atividades

Publicado em: 01 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Não foram somente as aulas regulares que retomaram seu ritmo normal esta semana na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Após período de recesso, o Grupo Práxis - PET/Conexões de Saberes também retornou às suas atividades com encontro realizado no dia 28 de fevereiro, quando reuniu seus oito bolsistas e seu tutor, professor Thiago Ingrassia Pereira, para colocar em prática os planos do Grupo para 2012.

Entre as atividades que estão programadas, destaca-se a publicação do livro "Há uma universidade no meio do caminho: a trajetória dos estudantes de origem popular até a universidade". Trata-se de uma coletânea dos memoriais produzidos pelos bolsistas que formataram o primeiro grupo do PET/Conexões de Saberes, com a orientação de docentes da UFFS e de outras instituições. O Grupo pretende ainda encaminhar a segunda edição do livro de memoriais com a produção dos bolsistas que ingressaram em outubro de 2011.

Também estão previstos encontros semanais para discussão teórico-metodológica dos temas educação popular, universidade e políticas de expansão do ensino superior; pesquisas com os calouros da UFFS – Campus Erechim, em parceria com o Setor de Assuntos Estudantis (SAE) e Coordenação Acadêmica; participação em fóruns e salões de iniciação científica; além da construção e organização do “XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire”.

Segundo Ingrassia, o PET/Conexões de Saberes é um espaço de formação importante para a qualificação da experiência acadêmica dos estudantes das Licenciaturas, futuros professores da Educação Básica. “Ao congregar ensino, pesquisa e extensão a partir do tema da democratização do acesso ao ensino superior, o programa promove ações que associam rigor teórico-metodológico com sensibilidade social, oportunizando experiências formativas com grande relevância acadêmica e social", afirma o tutor.

As atividades do Grupo podem ser acompanhadas pelo blog petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com, e a preparação e organização do “XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire”, através do blogforumpaulofreireerechim2012.blogspot.com.

PET/Conexões de Saberes

O PET/Conexões de Saberes é um programa interdisciplinar que congrega estudantes de origem popular dos cursos noturnos (Licenciaturas) do Campus Erechim. Suas atividades são desenvolvidas a partir do tripé que caracteriza o ambiente universitário: ensino, pesquisa e extensão.

Dessa forma, o PET/Conexões de Saberes não é um projeto de extensão ou de pesquisa, mas é uma modalidade particular de qualificação acadêmica que busca associar sólida formação científica com a promoção de sujeitos empoderados para o exercício da cidadania.

Durante o ano de 2011, o grupo de bolsistas desenvolveu atividades de extensão, como o "Quero entrar na UFFS", com a realização de visitas às escolas públicas da área de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para discutir a "presença" da UFFS como oportunidade e direito social no Alto Uruguai; atividades de pesquisa, como a reflexão permanente sobre a prática por meio da pesquisa participante no ambiente acadêmico e na relação com a comunidade; ensino, na discussão de temas da relação ensino-aprendizagem e no exercício didático na promoção de oficinas nas escolas públicas.

Além disso, a experiência do PET/Conexões de Saberes foi discutida no livro “Educação popular e práticas emancipatórias”, organizado por Jaime Zitkoski e Valter Morigi (Porto Alegre: Corag, 2011) no capítulo "Construindo uma universidade pública e popular: intencionalidades políticas, pedagógicas e epistemológicas da proposta do grupo PET/Conexões de Saberes da UFFS/Erechim", de autoria do tutor do grupo, professor Thiago Ingrassia Pereira.

Atualmente o Grupo conta com os seguintes bolsistas colaboradores:

Bolsistas: Fernanda May (Ciências Sociais), Selí Leite (Geografia), Joviana Vedana da Rosa (Geografia), Paula de Marques (Ciências Sociais), Daniel Gutierrez (Ciências Sociais), Sandra Ferreira (Ciências Sociais), Janniny Kierniew (Ciências Sociais) e Juliana Gemelli (História).

Colaboradores: Professores Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Ivone Maria Mendes da Silva e Zoraia Bittencourt, além de Marcelo Ronsoni (pedagogo) e Andrea Schneider e Geovana Antunes (Setor de Assuntos Estudantis).