Pibid-Geografia promove oficina sobre plantas alimentícias não convencionais
Atividade realizada em parceria com o CAPA foi pensada em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente

Publicado em: 17 de junho de 2019 11h06min / Atualizado em: 18 de junho de 2019 09h06min

O Pibid-Geografia da UFFS - Campus Erechim promoveu, em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), uma oficina sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Colégio Estadual Professor Mantovani. A atividade ocorreu no dia 6 de junho e foi articulada como uma ação alusiva ao Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho) e à Semana do Alimento Orgânico no Rio Grande do Sul. A oficina foi ministrada pelo professor Márcio Freitas Eduardo, da UFFS, e pela técnica Juliana Paula Vendrame, do CAPA.

Estudantes do colégio atentos para ouvir as explicações sobre o uso das PANC

Conforme explica Márcio, as PANC são plantas com potencial alimentício ignoradas ou pouco utilizadas em nosso cotidiano. “Geralmente são plantas facilmente encontradas nos espaços urbanos, com alto valor nutricional e resistentes às nossas condições de solo e clima. Por conta disso, dispensam o uso de agroquímicos. Das PANC podemos utilizar batatas, caules, folhas, flores, frutos e brotos, diversificando e equilibrando nutricionalmente nossa dieta e indo ao encontro dos preceitos da segurança alimentar”, conta o docente.

A equipe pensou em abordar o assunto tendo em vista que a Geografia também está associada à temática da educação ambiental. “Abordamos os problemas de insustentabilidade socioambiental atrelados à indústria agroalimentar globalizada”, diz Márcio. “Conhecer as PANC é valorizar um conhecimento espacial e geográfico popular, ainda presente em nosso contexto regional, caracterizado pela presença da agricultura familiar, mas que está sendo progressivamente erodido.” Para o professor, a atividade realizada possibilita a compreensão da escola como um espaço de partilha de conhecimentos e de construção da cidadania. “Os alimentos e seus preparos podem ser utilizados como recursos para o ensino de Geografia”, salienta.

O CAPA e a UFFS integram, em conjunto com outras organizações e entidades, o Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU) gaúcho. “Trata-se de um espaço de articulação e de fomento da agroecologia na nossa região. Um dos desafios do Pibid é articular a universidade com outros atores da comunidade regional, dentre eles as escolas e as ONGs, aproximando pessoas, organizações e conhecimentos para ações que venham ao encontro do projeto institucional da nossa Universidade”, diz Márcio.

Alimentos produzidos com as PANC foram apresentados na oficina

Ainda na atividade, agricultoras da Rede Ecovida de Agroecologia do Núcleo Alto Uruguai e uma egressa do curso de Agronomia proporcionaram aos presentes um coquetel produzido com PANC.