Professor da UFFS Campus Erechim participa de evento na UDESC

Publicado em: 21 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

O professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, Fábio Feltrin de Souza, esteve em Florianópolis - SC, na II Semana Acadêmica de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que teve como temática “Rupturas e Permanências: por uma História do Brasil”.

Além de fazer parte da comissão organizadora do evento, o professor participou da mesa redonda "Movimento Acelerado: Arte e Política Preparam a Intentona”, juntamente com o professor Raúl Antelo. Antelo é professor titular de Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina e possui uma vasta produção bibliográfica. É autor, entre outros, de Potências da Imagem(Argos, 2004) e Maria con Marcel. Duchamp en los trópicos(Siglo XXI, 2006).

Segundo Souza, a mesa buscou produzir uma nova arqueogenealogia de uma certa cultura revolucionária presente no Brasil no ano de 1935 que tornou possível determinados processos políticos. “Ao produzir novas constelações, novos encontros, tradições obliteradas encontram nova vida, numa nova temporalidade. Ao suspender o tempo, os escritos de Aníbal Machado na Revista Movimento ganham, com Antelo, a dimensão de arquivo, se abrem numa leitura em rede e produzem saídas alternativas às dicotomias dualistas celebradas por uma dada tradição”, analisou.