Professor da Universidade do Porto ministrará minicurso no Campus Erechim

Publicado em: 04 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min

O professor da Universidade do Porto (Portugal), Luis Alberto de Boni, ministrará o minicurso“Revisitando o Inferno com Dante Alighieri”, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A atividade acontecerá entre os dias nove e 12 de dezembro, das 15h às 17h, e é aberta para a comunidade acadêmica e externa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, com antecedência, através do email:academicofilosofiauffs@gmail.com. Os interessados devem informar nome completo, CPF, RG e órgão expedidor. Havendo vagas, também será possível realizar a inscrição no local da atividade.

O minicurso será composto de quatro encontros, cada um com um subtema. No primeiro será abordado “Dante e seus primeiros passos no Inferno”; no segundo “Francesca e Paolo; no terceiro “Ulisses e o orgulho humano”; e no quarto “Satanás no inferno de gelo”.

As aulas nos dias nove e dez serão realizadas no auditório da Universidade e, nos dias 11 e 12, na sala de aula número quatro, no prédio da UFFS junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. Mais informações podem ser obtidas no blog http://academicofilosofiauffs.blogspot.com.br/.

O minicurso é promovido pelo curso de Filosofia - Licenciatura da UFFS – Campus Erechim.

Ministrante

De Boni é doutor em Teologia pela Westfaelische-Wilhelms Universitaet, Muenster, Alemanha, com pós-doutorados na área de Filosofia Medieval. Desde 2007 é professor/pesquisador do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto (Portugal). É Professor Colaborador da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre, e representante da Sociedade Civil na Comissão de Avaliação do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Atua principalmente nos seguintes temas: o Neoplatonismo de Agostinho, o Aristotelismo dos séculos XII e XIII, a síntese de Tomás de Aquino, o Pensamento Franciscano, Filosofia Política Medieval, e na questão da subjetividade.