Professor e mestranda lançam livro sobre Paulo Freire e universidade
Publicação é resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação

Publicado em: 16 de junho de 2020 09h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2020 12h06min

O professor Thiago Ingrassia Pereira e a mestranda Carine Marcon, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, acabam de lançar o livro “Paulo Freire hoje na universidade” (Editora Cirkula). Assina a obra, também, a professora Raquel Karpinski, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

O livro é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus Erechim e de parcerias acadêmicas produzidas pela rede de pesquisa do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

A publicação integra a coleção “Paulo Freire hoje”, da qual o professor Thiago é um dos idealizadores. Os três primeiros livros da coleção procuram “ofertar reflexões freireanas de divulgação científica e que problematizem os ataques públicos ao legado do autor”, conforme o docente da UFFS.

– Os temas tratados mostram a potência teórica e prática de Paulo Freire na educação. Em especial, o livro sobre a universidade tem por objetivo refletir sobre a universidade popular como um “inédito-viável”, conceito freireano que sinaliza para um projeto transformador de sociedade que ainda não existe, mas que pode ser construído – destaca Thiago.

Saiba mais sobre o livro no site da editora.