Professora do Campus Erechim apresenta pesquisa em evento de universidades do Cone Sul

Publicado em: 31 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Entre os dias 22 e 24 de outubro a professora da UFFS – Campus Erechim e coordenadora do curso de especialização em Educação Integral, Maria Silvia Cristofoli, participou do V Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. O evento foi promovido pelo Núcleo Educação para a Integração (NEPI), da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e realizado na Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na cidade de Córdoba, na Argentina.

Maria Silvia apresentou o trabalho “Políticas para a Educação Básica: as línguas nos documentos do Mercosul educacional e legislação do Brasil e da Argentina”, baseado em sua tese de doutorado, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada à AUGM. A professora também intregra o NEPI da UFRGS.

Segundo Maria Silvia, este tipo de evento possibilita contato com pesquisadores de diversas universidades dos países do Cone Sul, troca de conhecimentos e parcerias. “Em relação às pesquisas apresentadas e nas conversas com pesquisadores é possível identificar temáticas e preocupações comuns, além de contribuir para dar mais visibilidade à UFFS”, explica.

AUGM

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma organização em rede que envolve universidades públicas de países do Cone Sul da América Latina, fundamentada em princípios comuns às instituições que hoje a integram, com sede na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Nos últimos 20 anos a AUGM participou ativamente das declarações e construções de documentos públicos sobre Educação Superior, entre eles, na declaração da “Conferência Regional de Educação Superior” (Cartagena de Índias, Colômbia, 2008) e na declaração da “Conferência Mundial de Educação Superior” (Paris, França, 2009), que consagrou a Educação Superior como um direito e um bem público.