Professores do Campus Erechim lançam livro em Pernambuco

Publicado em: 30 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

“A educação como um território de amplas possibilidades para uma ação transformadora”. Conforme a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e uma das organizadoras do livro “Educação Básica: políticas e práticas pedagógicas”, Marilane Wolff Paim, foi a partir desse pressuposto que a obra se construiu. O livro, editado pela Mercado das Letras, de Campinas (SP), foi lançado no dia 24 de outubro, durante a 35º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), realizada em Porto de Galinhas, Pernambuco.

A professora da UFFS – Campus Erechim, divide a organização do livro com o professor Geraldo Antonio da Rosa, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Participam com capítulos os professores da UFFS: Adriana Richit, Adriana Regina Sanceverino Losso, Bárbara Pasa, Ivone Maria Mendes Silva, Jerônimo Sartori, Maria Silvia Cristofoli, Nauíra Zanardo Zanin,  Roberto Rafael Dias da Silva e  ,Rodrigo Manoel Dias da Silva.

Conforme Marilane, além de pesquisadores da UFFS e da Uniplac, a obra também conta com textos de estudiosos da Universidade de Antioquia, Colômbia.

Construção

A professora da UFFS explica que os artigos publicados foram elaborados a partir de pesquisas desenvolvidas pelos autores. “Mesmo nossa universidade sendo muito nova, já estamos  pesquisando e divulgando nossas pesquisas”, diz Marilane a respeito da participação da UFFS. O livro tem como público-alvo, especialmente, profissionais da educação.

“A coletânea procura  divulgar  as reflexões realizadas sobre as políticas e práticas pedagógicas na educação básica, focadas para além do discurso neoliberal. Parte-se do pressuposto da educação como um território de amplas possibilidades para uma ação transformadora”, afirma Marilane. Segundo ela, a ideia é trazer ainda mais elementos para os debates nessa área. “Fica o convite aos leitores para ler, adensar e contribuir com o debate”, conclui.

Artigos escritos por professores da UFFS:

Capítulo 1 - Educação e Cultura nas Políticas de Escolarização Contemporâneas: Um diagnóstico crítico (Roberto Rafael Dias da Silva e Rodrigo Manoel Dias da Silva)

Capítulo 2 - Formação Continuada: Os limites e os desafios do supervisor educacional (Jerônimo Sartori)

Capítulo 3 - O Espaço Escolar e sua Importância nos Processos Educacionais e de Subjetivação Vividos por Estudantes de Escolas Públicas (Maria Silvia Cristofoli, Ivone Maria Mendes Silva e Nauíra Zanardo Zanin)

Capítulo 5 - Práticas Pedagógicas com Tecnologias na Educação Básica: Compreensões, limites e perspectivas  (Adriana Richit e Bárbara Pasa)

Capítulo 6 - Mediação Pedagógica e Processos de Alfabetização: até aonde se produz a inclusão/exclusão social nas práticas escolares? (Marilane Maria Wolff Paim, Adriana Regina Sanceverino Losso)