Publicados editais de processos seletivos para três mestrados no Campus Erechim
Há vagas para o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado Profissional em Educação e Mestrado em Geografia

Publicado em: 29 de março de 2019 09h03min / Atualizado em: 29 de março de 2019 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou nesta semana os editais de processos seletivos para dois mestrados ofertados no Campus Erechim. São mais de 40 vagas nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e Profissional em Educação (PPGPE), para ingresso no segundo semestre de 2019.

Outro mestrado com edital já publicado é o do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que ocorre nos campi Erechim e Chapecó e oferta até 15 vagas.

Lembre-se: na UFFS não há mensalidades. Por ser uma instituição pública federal, todos os cursos são gratuitos!

Abaixo, separamos as principais informações dos cursos do Campus Erechim.

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

Tem como campo de estudos as diversas modalidades de conhecimento que envolvem os saberes, a produção de identidades e de formas de subjetivação e os processos e práticas sociais, nos contextos sociais em que emergem, se desdobram, produzem e transformam. Nesse quadro polissêmico, são enfatizadas as propostas investigativas que privilegiem múltiplos olhares sobre as sociedades, procurando perceber como os sujeitos constroem suas experiências, dotando-as de sentido.

Quem pode se inscrever: candidatos que concluíram qualquer curso de nível superior.

Período de inscrições: 27 de março a 22 de abril, exclusivamente pelos Correios, via Sedex.

Número de vagas: até 20.

Linhas de Pesquisa do Programa:
Linha 1: Saberes, Processos e Práticas Sociais
Linha 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Linha 3: Sujeito e Linguagem

Processo seletivo: prova escrita de conhecimento interdisciplinar em Ciências Humanas, a ser aplicada no dia 6 de maio; e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e curriculum vitae, entre os dias 27 a 29 de maio.

Mais informações no Edital Nº 377/GR/UFFS/2019.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)

Tem como área de concentração “Práticas Educativas”, associada aos objetos de investigação que dizem respeito a processos pedagógicos, políticas e gestão educacional e educação não formal. O eixo estruturante articula-se com: planejamento e execução dos processos pedagógicos no cotidiano escolar; processos de formação de docentes para a educação básica; qualificação das práticas dos gestores da educação básica junto aos sistemas de ensino e unidades escolares; intervenção e mobilização da educação não formal; experiências dos movimentos sociais; experiências e saberes históricos, políticos e culturais dos envolvidos no processo educativo de emancipação humana.

Quem pode se inscrever: quem concluiu curso superior de Licenciatura.

Período de inscrições: 15 de abril a 15 de maio, exclusivamente pelos Correios, via Sedex.

Linhas de Pesquisa e número de vagas:
1) Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional – até 12 vagas; e
2) Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais – até 12 vagas.

Processo Seletivo: prova escrita de conhecimento específico, a ser aplicada no dia 3 de junho; e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e sobre o curriculum vitae, entre os dias 24 e 26 de junho.

Mais informações no Edital Nº 360/GR/UFFS/2019.

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO)

É o primeiro programa em caráter intercampi da UFFS, com funcionamento no Campus Chapecó e no Campus Erechim. Visa proporcionar formação de recursos humanos em Geografia, aprimorando competências acadêmicas e científicas essenciais ao exercício de atividades de pesquisa, docência e outras inerentes ao mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Período de inscrições: 1º de abril a 3 de maio, presencialmente no Campus Chapecó, ou pelos Correios, via Sedex.

Número de vagas: até 15.

Linhas de Pesquisa:
Produção do espaço e dinâmicas naturais
Produção do espaço urbano-regional

Processo seletivo: prova escrita de conhecimento específico na área de Geografia, a ser aplicada no dia 10 de junho; e avaliação do histórico escolar, Currículo Lattes, projeto e arguição, entre 24 e 28 de junho.

Mais informações no Edital Nº 262/GR/UFFS/2019.