Questão da interdisciplinaridade será o grande foco da Semana do Diversa
Palestrante da primeira noite do evento, Carlos Benedito Martins, da UnB, possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris V

Publicado em: 05 de outubro de 2018 08h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2018 08h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim prepara-se para uma semana de intensa programação que ocorre entre os dias 15 e 19 de outubro. A Semana do Diversa, como o próprio nome sugere, abrangerá eventos e atividades de diversas áreas do conhecimento. Neste ano, porém, o tema da interdisciplinaridade será o enfoque que permeará grande parte das ações, principalmente com a realização do III Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas: desafios contemporâneos, do V Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, com o tema “Ciência para a redução das desigualdades” - relacionado aos debates propostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - e do I Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, eventos coordenados pelos Programas de Pós-Graduação do Campus. Para debater a questão, pesquisadores renomados de diversas instituições brasileiras estarão em Erechim.

O convidado da primeira noite do evento será Carlos Benedito Martins, da Universidade de Brasília (UnB). O currículo do palestrante é extenso: graduado e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris V (Rene Descartes) (1986) e realizou pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Columbia. Como visiting scholar esteve na Universidade de Oxford, na Universidade de Columbia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na Universidade Livre de Berlim, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Universidade de Hong Kong e na Universidade Nacional de Singapura. É membro do Comitê Editorial de várias revistas de sociologia no Brasil e foi reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia para o período 2017-2019.

Professor na UnB, Martins será o primeiro palestrante do Diversa (Foto: Isa Lima)

Na UFFS, Martins irá ministrar, na noite do dia 15 de outubro, a palestra “A Universidade e a pesquisa interdisciplinar”. O tema tem ganhado escopo nos últimos anos dentro da academia e lança luz para uma nova tendência na Educação Superior: os cursos de licenciaturas e bacharelados interdisciplinares.

Além da palestra de Martins, haverá, no decorrer da Semana do Diversa, a presença de representantes de outras instituições que também debaterão o tema da interdisciplinaridade, como Marcos Pó, da Universidade Federal do ABC (UFABC), Ronaldo Bernardino Colvero, da Unipampa, e Ivan Penteado Dourado, da UPF.

Além dos seminários já destacados, a Semana do Diversa contempla o VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e o I Festival de Cultura de Fronteira da UFFS, com mesas-redondas, exposições de trabalhos, mostras fotográficas, oficinas, minicursos e atividades culturais.

A programação completa, aberta para toda a comunidade, pode ser acessada no arquivo abaixo e também na Agenda de Eventos do Campus.