Pesquisadora mexicana participa de eventos sobre relações sociais anticapitalistas
Atividades nos campi Erechim e Chapecó terão a presença de Ana Lilia Félix Pichardo, da Universidad Autónoma de Zacatecas

Publicado em: 16 de abril de 2019 08h04min / Atualizado em: 16 de abril de 2019 08h04min

A pesquisadora mexicana Ana Lilia Félix Pichardo, da Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ), estará na UFFS nos dias 25 e 26 de abril. Ela participará de duas mesas redondas nos campi Erechim e Chapecó, abordando o tema “Relações sociais anticapitalistas: a experiência zapatista”. O professor Cássio Brancaleone (UFFS – Campus Erechim) também estará nos debates.

A ideia dos eventos é de refletir sobre o significado da experiência do autogoverno zapatista em Chiapas (México), um dos mais emblemáticos movimentos antissistêmicos da atualidade, na perspectiva da criação de relações sociais anticapitalistas.

Os debates são uma iniciativa do Centro Acadêmico do curso de História, do Campus Chapecó, e têm apoio do Colegiado do curso, além do Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE).

Datas, locais e horários

25/04, no Campus Erechim, às 19h, no Auditório do Bloco A

26/04, no Campus Chapecó, às 19h, no Auditório Laboratório Bloco A

Sobre os palestrantes

Ana Lília Pichardo é licenciada em Educação Primária pela Benemérita Escuela Normal Manuel Ávila Camacho e licenciada em Letras pela Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ). É pos-graduanda em Ciência Política.

Cássio Brancaleone, professor da UFFS – Campus Erechim, é doutor em Sociologia, pesquisador vinculado ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, autor do livro “Teoria social, autonomia e democracia: uma interpretação da experiência zapatista de autogoverno” e coordenador do Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE).