Seleção para curso de Agronomia destinado a público proveniente de áreas de Reforma Agrária

Publicado em: 19 de março de 2014 13h03min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Jovens e adultos provenientes de áreas de projetos de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária poderão inscrever-se em Processo Seletivo Especial visando concorrer a vagas no curso de graduação em Agronomia que será oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Instituto Educar, no município de Pontão/RS. A turma especial foi implantada por meio do Programa Nacional de Educação para Áreas da Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).

O curso, bem como seu processo seletivo, destina-se a beneficiários de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e a professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias.

Serão oferecidas 55 vagas para o curso de graduação em Agronomia – Bacharelado (Pronera), na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância.

A inscrição deverá ser feita na sede do Instituto Educar, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Área Nove, em Pontão/RS, no período de 24 a 26 de março. O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: uma prova de múltipla escolha de caráter eliminatório – no dia 29 de março – e uma prova de redação de caráter classificatório – marcada para o dia 3 de abril. A divulgação do resultado final deve ocorrer no dia 11 de abril.

A reserva de vagas respeitará a política institucional da UFFS para todos os seus cursos de graduação, ou seja, serão levadas em consideração a categoria administrativa da escola na qual o estudante realizou, integral ou parcialmente, o Ensino Médio; a renda bruta por pessoa da família (igual ou inferior a 1,5 salário mínimo ou superior a 1,5 salário mínimo); e a autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas.

Informações sobre os documentos exigidos para a comprovação do enquadramento em uma das categorias e para a matrícula podem ser consultados no Edital 098/UFFS/2014 – Processo Seletivo Especial para o Curso de Agronomia – Campus Erechim. Para solicitação de mais informações também é possível entrar em contato com o coordenador do curso, professor Ulisses Pereira de Mello, pelo endereço eletrônicoulissespereirademello@uffs.edu.br.