Semana acadêmica abre com palestra “Inventar e desinventar deuses”, no Campus Erechim

Publicado em: 03 de dezembro de 2013 13h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 12h01min

A terceira Semana Acadêmica do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim abriu na noite desta segunda-feira (02). A palestra de abertura foi ministrada pelo historiador Francisco Marshall, conhecido internacionalmente por suas pesquisas nas áreas de história antiga, arqueologia clássica, museologia, iconologia, estudos do imaginário e história da cultura. A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira, tratando da “História das Religiões e Religiosidades”.

Com o tema “Inventar e desinventar deuses”, Marshall destacou a relevância da discussão acerca das religiões. “Está aí um desafio para o conhecimento e para a sociedade, compreender o valor social da religião e, sobretudo, a sua natureza como experiência histórica e, a partir dessa compreensão do fenômeno religião como manifestação cultural, redimensionar o papel dessa fonte de conhecimento na nossa experiência histórica”, disse.

Ele tratou de “algumas das condições históricas e sociais no mundo antigo onde esse fenômeno se estruturou e, também, no próprio mundo antigo, como ali floresceram as possibilidades de um pensamento autônomo”. Esclarecendo acerca do título da palestra, o pesquisador assinalou: “Essa primeira palavra do meu título [inventar] revoga uma afirmação muito comum sobre a religião, que a propõe como natural no ser humano. Não é. É opcional do ser humano contemporâneo, evidentemente. Em outros momentos foi compulsória por todo o aquário de sinais, de compulsões que a cultura, o estado, as instituições, e por vezes a coerção, realizam. É também o resultado de um conjunto de processos importantes, o mais importante deles o surgimento do Estado, das suas instituições, onde a religião teve, e continua tendo, um papel decisivo, estabilizando as explicações do mundo, constituindo autoridade, disseminando conhecimentos favoráveis, exatamente, a essa ordem autocentrada, que é o poder do Estado”.

A terceira Semana Acadêmica de História é uma promoção do Diretório Acadêmico de História (Dahis) Olga Benário, com a colaboração do colegiado do curso de História e do grupo de estudos “Entre o Lógos e o Tao”. Representou a Comissão Organizadora durante a abertura o estudante Vicente Detoni, já o colegiado foi representado pelo coordenador do curso de História, Fábio Feltrin de Souza.

Confira a programação das demais atividades que integram o evento:

03/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades afro-brasileiras” com Daniel de Bem (UFFS) e Artur César Isaia (UFSC)

Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim

04/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades no Ocidente e no Oriente – História e historiografia” com Paulo Bittencourt (UFFS) e Luciane Gressana (URI)

Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim

05/12 - GT'S – Apresentações de trabalhos e relatos de experiência de pesquisa

Hora e local: 19h30, no auditório e na sala 3 do Anexo

06/12 - Conferência: “História das Religiões e Religiosidades – Considerações historiográficas e teórico-metodológicas”, com Eliane Cristina Deckmann Fleck (Unisinos)

Hora e local: 20h, no auditório da UFFS – Campus Erechim