Seminário debate “Desafios contemporâneos da Educação” no Campus Erechim

Publicado em: 12 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2017 08h01min

Educação Especial, Educação Popular e Alfabetização são as questões debatidas no 2º Seminário do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e que, nesta edição, tem como tema “Desafios contemporâneos da Educação”.

A abertura oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (11) e foi precedida de uma apresentação da Grupo de Câmara da Orquestra de Concertos de Erechim. Na ocasião a coordenadora do curso, professora Marilane Wolff Paim, lembrou a todos que o mês de novembro representou um marco histórico devido ao processo de reconhecimento do curso de Pedagogia do Campus.

O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luís Fernando Corrêa da Silva, ressaltou a importância de se discutir o tema proposto pelo Seminário. “Penso que em um país como o Brasil temos ainda muitos desafios pedagógicos que precisam ser colocados nas agendas tanto do governo quanto das instituições de ensino, além de lacunas que precisam ser preenchidas, questões que precisam ser sanadas e problemas que precisam ser resolvidos. Esses desafios são muitos e se apresentam tanto para as universidades quanto para as escolas”, destaca.

Após a abertura oficial, foi realizada a primeira das três palestras programadas para o evento. A professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Getúlio Vargas/RS, Ivone Peruzzolo, e a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juliana Durant de Oliveira, foram as convidadas para palestrar sobre o tema “Educação Especial”, na mesa que foi coordenada pela professora Sonize Lepke, da UFFS – Campus Erechim. Também foi realizada uma apresentação cultural com os estudantes da APAE de Getúlio Vargas.

Programação

O Seminário segue sua programação na noite desta quinta-feira com sessão de apresentação de pôsteres, das 18h às 19h30. Em seguida, o professor da Universidade Federal de Rio Grande (UFRGS), Jaime Zitkoski, palestra sobre o tema “Educação Popular”, acompanhado do professor da UFFS – Campus Erechim Thiago Ingrassia Pereira.

O encerramento ocorre na sexta-feira (13) com sessão de apresentação de pôsteres a partir das 18h e palestra sobre o tema “Alfabetização” com a professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Jaguarão, Suzana Schwartz, a partir das 19h30, tendo como coordenadora de mesa a professora da UFFS – Campus Erechim Zoraia Bittencourt.

Todas as atividades acontecem no Auditório da UFFS.