UFFS – Campus Erechim abre inscrições para Colóquio de Filosofia

Publicado em: 14 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Já estão abertas as inscrições para o 2º Colóquio de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que será realizado no Campus Erechim entre os dias 26 e 29 de novembro. O evento tem por objetivo discutir o modo como Aristóteles, Kant e Wittgenstein fundamentam o seu sistema de pensamento, procurando também abordar a questão do processo do conhecimento e suas relações com as outras áreas do saber. Daí o subtítulo do evento: Temas de Epistemologia e Metafísica.

Segundo um dos coordenadores do Colóquio e professor da UFFS – Campus Erechim, Eloi Pedro Fabian, o evento visa também a atualização destas discussões, bem como a integração dos alunos e professores dos cursos de Filosofia de Chapecó e Erechim, e com a comunidade externa interessada. “Pretendemos que o Colóquio, que está na segunda edição, possa tornar-se um evento tradicional a ser realizado a cada 2 anos, sendo um em Chapecó e outro em Erechim”, explica.

As inscrições são gratuitas e abertas também ao público externo. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail, até o dia 22 de novembro, para coloquiodefilosofiauffs@gmail.com e no campo “Assunto” deverá constar a expressão "Inscrição no Colóquio". No corpo do e-mail, é preciso constar nome completo, número do CPF e do RG, e-mail e telefone para contato. Havendo disponibilidade de vagas até o data do início do Colóquio, as inscrições também serão realizadas no horário e local da abertura do evento. Para isso também são necessários os documentos pessoais. Os acadêmicos de Filosofia da UFFS já estão automaticamente inscritos.

Serão emitidos certificados de 16 horas aos participantes com no mínimo 75% de frequência e de 8 horas para os participantes do minicurso.

O 2º Colóquio é uma promoção dos cursos de graduação da UFFS em Filosofia/Licenciatura, dos Campi Erechim e Chapecó e do GT Filosofia – Grupo de Trabalho pro PPG Filosofia da UFFS (PROPEPG). Apoiam a realização do evento a UFFS-Campus Erechim e os grupos de pesquisa da UFFS “Teoria do conhecimento e Educação
Grupo de Pesquisa” e “Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea”.

Confira abaixo a programação completa. Mais informações no blog do evento.

Dia 26/11 (segunda-feira)

Minicurso: O conceito de verdade na Metafísica de Aristóteles: a complementaridade entre lógica e ontologia

Local: Auditório da UFFS

Protocolo de abertura oficial e Conferência: Conhecimento e Matemática no Tractatus Logico-Philosophicus