UFFS Campus Erechim promove evento sobre o pensamento de Paulo Freire

Publicado em: 14 de outubro de 2011 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediará o próximo Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio de 2012. Em sua 14ª edição, o evento terá como tema Educação Popular e Transformação Social.

O Fórum vem sendo organizado através de vários encontros preparatórios, mobilizando a comunidade regional – professores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais - em torno de um objetivo comum que é o de oportunizar o diálogo e troca de experiências a partir do pensamento de Paulo Freire. Um exemplo disso são os pré fóruns que serão realizados nos dias 24 e 25 de novembro, na UFFS Campus Erechim e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, respectivamente.

A comissão organizadora é composta por professores da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ Campus Santa Rosa), Universidade Regional Integrada (URI Campus Santo Ângelo), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e UFFS - Campus Erechim. Também são instituições parceiras do evento a Secretaria Municipal da Educação de Erechim, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o 15º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do RS (CPERS) e o Centro de Educação Popular (CEPO), além das instituições que integram o Fórum de Dirigentes das Instituições de Educação Superior (IES) da Região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU/RS).

Na edição de 2012, a coordenação do evento está a cargo dos professores da UFFS Thiago Ingrassia Pereira e Luís Fernando Santos Corrêa da Silva. Segundo Ingrassia, o Fórum tem o compromisso de ser um espaço de afirmação, cultivo e ampliação das ideias de Paulo Freire, a partir da universidade, para viabilizar o diálogo plural entre instâncias promotoras de práticas e reflexões educativas. “Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais, se articulando com as escolas, os movimentos sociais, ONGs, associações populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e todas e digna de se viver”, explicou o professor.

Maiores informações sobre o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire podem ser acessadas no bloghttp://forumpaulofreireerechim2012.blogspot.com.