UFFS e Fetraf-Sul/CUT organizam Módulo II do Curso de Extensão em Agroecologia

Publicado em: 05 de outubro de 2011 00h10min / Atualizado em: 05 de outubro de 2011 01h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, realizou na última segunda-feira (03), um encontro para organizar o Módulo II do Curso de Extensão em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro, abordando temas sobre a organização da sociedade e sobre os movimentos sociais do campo.

Participaram do encontro os professores da UFFS, Cássio Cunha Soares, Márcio Freitas Eduardo e Ulisses Pereira de Mello e os dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul/CUT) de Chapecó, Alexandre Bergamim e Sandra Bergamim.

O curso está sendo realizado em Águas Frias (SC) no Centro Regional de Formação e Profissionalização da Agricultura Familiar. O Módulo I do curso ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro e discutiu conteúdos referentes à história da agricultura e às perspectivas do desenvolvimento rural.

O projeto

O curso é uma parceria entre a UFFS e a Fetraf-Sul/CUT e tem como objetivo capacitar lideranças comunitárias de agricultores familiares para a construção do conhecimento, visando a transformação social, promovendo a construção de alternativas de desenvolvimento rural sustentável e solidário, baseadas na Agroecologia.

A duração prevista para o curso é de um ano, em regime de alternância, sendo construído a partir de nove módulos temáticos. Cada módulo oferece dois dias presenciais (Tempo Escola) e aproximadamente 40 dias a distância (Tempo Comunidade).

Foram ofertadas 35 vagas para lideranças de sindicatos, cooperativas, associações e agroindústrias dos municípios catarinenses de Águas Frias, União do Oeste, Coronel Freitas, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Pinhalzinho, Saudades, Sul Brasil, Nova Erechim, Serra Alta, Modelo e Bom Jesus do Oeste.

Os participantes não têm qualquer custo com o curso, pois as despesas de alimentação, hospedagem e com alguns assessores externos estão sob a responsabilidade das entidades parceiras (Fetraf-Sul/CUT, Cresol, Apaco, Sabor Colonial e Unicafes) e o transporte e as horas-aula dos professores da UFFS a cargo da universidade.

Também colaboram com o curso os professores da UFFS, Daniel de Bem (Campus Erechim), Ângela Della Flora (Campus Realeza) e Inês Burg (Campus Chapecó).