UFFS partilha livros, leituras e histórias na Feira do Livro de Erechim

Publicado em: 08 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim estará presente na XVI Feira do Livro de Erechim com atividades de extensão e lançamentos de livros. Nesta edição, o evento, que tradicionalmente era realizado no Centro da cidade, foi agregado à Feira Regional, Industrial e de Agropecuária de Erechim (Frinape), que acontece durante nove dias no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim-RS (ACCIE). A abertura oficial da Feira do Livro acontece no sábado (9), às 15h, junto ao Polo de Cultura, na Cidade da Cultura.

Dois projetos de extensão da UFFS – Campus Erechim terão edições durante a programação da Feira do Livro: “Partilhando Leituras” e “Café com Memória”. As atividades promovidas pela UFFS - Campus Erechim durante a Feira do Livro são abertas para a participação do público em geral.

Partilhando leituras

O projeto de extensão “Partilhando Leituras” tem como objetivo levar ao público da comunidade acadêmica e externa, de forma dialogada em um primeiro momento e a seguir em debate aberto, suas impressões de leitura sobre livros, autores e ideias, suas experiências como leitores e suas eventuais proposições acerca de como estimular a presença do livro na Universidade e na cidade, a leitura e os momentos e espaços de formação de leitores e discussão de ideias.

Durante a Feira do Livro o projeto terá três atividades: na segunda-feira (11) a professora Kátia Kellem da Rosa e a jornalista Marcionize Bavaresco leem “Diário do Clima”, de Sônia Bridi, às 18h. Já na quarta-feira (13) os professores Daniel de Bem e Jerzy Brzozowski leem “Guerra dos Tronos”, de George Martin, às 18h. Na mesma data os professores Gerson Fraga e Anderson Ribeiro leem “The Walking Dead – A ascensão do governador”, de Robert Kirkman, às 20h.

A mediação dos diálogos ficará a cargo do coordenador do projeto de extensão, Gerson Severo, e do professor colaborador Paulo Bittencourt.

Café com Memória

Na terça-feira (12) é a vez do projeto de extensão “Café com Memória”, que terá edição às 19h na sala Operário em Construção do Polo de Cultura. O tema da atividade será “Educação em Erechim”, tendo como convidada a compartilhar suas experiências e memórias a professora Nely Zaffari. Conforme a coordenadora do projeto, professora da UFFS – Campus, Erechim Isabel Gritti, o objetivo do “Café com Memória” é conhecer a história de Erechim através do depoimento de pessoas que a vivenciaram e/ou estudaram.

Lançamento de livros

Professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim também irão lançar livros durante a Feira. Os lançamentos acontecerão coletivamente em evento marcado para segunda-feira (11), às 19h, no palco Bossa Nova do Polo de Cultura.

Livros que serão lançados por professores e técnicos-administrativos da UFFS:

- Adriana Salete Loss lança: “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola”, “Educar e Cuidar: Promovendo o Sucesso Escolar” e “Preparando-se para Ser Professor Passo a Passo: manual de didática”;

- Jerônimo Sartori lança: "Formação do Professor em Serviço: da (re)construção teórica e da ressignificação da prática";

- Cássio Cunha Soares e Daniel de Bem lançam: “O Apoio Mútuo” (primeira tradução em português da obra do geógrafo russo Piotr Kropotkin de 1902);

- Juçara Spinelli (org.), Daniella Reche, Éverton de Moraes Kozenieski, Guilhermo Romero, Murad Jorge Mussi Vaz e Paulo Muller lançam: “Caderno de Mapas de Erechim” (livro digital que sistematiza os resultados obtidos com o projeto de extensão “Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade”, durante o ano de 2011).