Última semana para inscrições na graduação em Educação do Campo no Campus Erechim

Publicado em: 27 de janeiro de 2014 12h01min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

“A Educação do Campo não significa menos educação, significa uma educação fincada na origem sócio-histórica dos diferentes sujeitos”

Segue até o dia 31 de janeiro o período de inscrição do Processo Seletivo Especial para o curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Estão em oferta 60 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014. O curso é gratuito, em regime de alternância e oferece auxílios para estudantes de cidades localizadas a mais de 30 quilômetros de Erechim/RS.

Conforme o coordenador do curso, professor Jerônimo Sartori, a Educação do Campo tem um ponto de partida diferente da educação desenvolvida em outros espaços, por exemplo, o urbano. “Por isso, necessita ser organizada e desenvolvida com uma proposta pedagógica vinculada à realidade de vida no campo, mostrando as perspectivas e dificuldades de produzir a vida no campo, mas considerando a dialética de que viver na cidade também tem as suas demandas e as suas dificuldades. A Educação do Campo não significa menos educação, significa uma educação fincada na origem sócio-histórica dos diferentes sujeitos”, explica.

Para a estudante, Greicy Karla Magnabosco, 21 anos, da primeira turma da graduação na UFFS – Campus Erechim (a qual iniciou as aulas no segundo semestre de 2013), o curso é uma oportunidade de acessar o ensino superior público federal e de estudar uma área que até então recebia menos atenção. “É uma área muito interessante, as aulas são dinâmicas e os conteúdos diferentes do que eu estava habituada. Acho muito interessante pensar a área da Educação do Campo, que às vezes por ser menos expressiva numericamente - há poucas escolas no campo já que os estudantes acabam vindo para a cidade - não recebe a atenção merecida”, explica. A estudante é residente no município de Jacutinga/RS.

Atuação profissional e inscrições

O profissional formado no curso de graduação interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura poderá atuar em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental – disciplina de Ciências - e no Ensino Médio nas disciplinas de Biologia, Física e Química. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por procuração, na Secretaria Acadêmica da UFFS – Campus Erechim, localizada na Avenida Dom João Hoffmann, número 313, Bairro Fátima – junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima – em Erechim/RS.

Os documentos que devem ser apresentados no momento da inscrição estão listados no Edital 009/UFFS/2014.