Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

O Perfil do Egresso em Ciências Sociais abrange um conjunto de competências e habilidades que o tornará capaz de atuar profissionalmente em uma série de campos de trabalho com sólida importância social, econômica e política. O egresso possuirá as competências e habilidades de domínio da bibliografia teórica e metodológica básica, autonomia intelectual, capacidade analítica, competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social, compromisso social e competência na utilização da informática (CNE/CES 492/2001).

O profissional licenciado em Ciências Sociais estará qualificado para ministrar os conteúdos das Ciências Sociais de maneira reflexiva e científica, contribuindo para uma formação consistente do estudante de nível médio. Espera-se que o egresso do curso de licenciatura em Ciências Sociais seja mais do que um profissional treinado ou condicionado para atuar em instituições educacionais públicas e particulares, mas um intelectual crítico e engajado nas questões contemporâneas e apto a questionar e a intervir sobre os problemas e desafios da sociedade em que vive.

A formação em antropologia, sociologia e ciência política, permitirá ao egresso possuir competências e habilidades em estudar a sociedade e sua interação com os campos econômicos, políticos e culturais. Por exemplo, a formação em antropologia permitirá que o egresso emita laudos e estudos antropológicos, demanda cada vez mais crescente, especialmente em locais com características similares à região de abrangência da UFFS. Com base em seus conhecimentos sociológicos, poderá refletir sobre a complexidade e diversidade da vida social e se ocupar em analisar e trabalhar sobre estes aspectos como um todo. Estando apto a elaborar e gerenciar projetos e programas sociais e de desenvolvimento. E, finalmente, em sua terceira habilitação, o cientista social, com seus conhecimentos em ciência política, terá a capacidade de analisar fatos históricos e atuais, exercendo a importante função de fornecer subsídios para a tomada de decisões, definição de projetos e políticas públicas. Além de ter a capacidade de elaborar, gerenciar e avaliar políticas públicas.