Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

O Perfil do Egresso em Ciências Sociais abrange um conjunto de competências e habilidades que o tornará capaz de atuar profissionalmente em uma série de campos de trabalho com sólida importância social, econômica e política. O egresso possuirá as competências e habilidades de domínio da bibliografia teórica e metodológica básica, autonomia intelectual, capacidade analítica, competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social, compromisso social e competência na utilização da informática (CNE/CES 492/2001).

O profissional bacharel em Ciências Sociais terá um perfil sólido e amplo, capaz de analisar a realidade social, política e econômica, em diversos contextos, tanto nacional quanto internacional e estará preparado para realizar estudos e pesquisas, aprofundando os conhecimentos sobre os aspectos regionais e contribuindo para a formulação de políticas públicas e projetos de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico.

O profissional egresso deste curso deve possuir determinadas aptidões: trabalho em grupo, capacidade argumentativa, disposição diante de novos desafios, liderança, dinamismo e raciocínio crítico.

O cientista social graduado bacharel na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul poderá exercer atividades de pesquisa científica em áreas do conhecimento afins, e sobretudo, contribuir para a resolução de problemas em diálogo com profissionais de diversas áreas do conhecimento.

A formação permitirá que o egresso siga carreira acadêmica (pesquisador/a e professor/a do magistério superior) ampliando sua formação em cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização, de mestrado ou mesmo de doutorado. Além disso, poderá atuar de forma propositiva nas áreas de consultoria à diversas instituições e empresas, planejamento de ações, políticas e projetos, assessoria à partidos políticos, coordenação de atividades de formação em empresas públicas e privadas (conselhos profissionais, entidades sem fins lucrativos, movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos).

O bacharel em ciências sociais estará capacitado para promover intervenções proativas em organizações de diferentes naturezas. Para citar alguns exemplos: poderá realizar monitoramento legislativo e de discussões e atos do Poder Executivo, formular perfis de atores-chave e análise do cenário político e institucional; detectar tendências e propensões sócio-políticas e analisar o contexto político e econômico do país, governo e das relações institucionais; participar ativamente em comitês e grupos de trabalho de associações corporativas que definem posições de setores específicos; participar diretamente em audiências públicas, subcomissões, comitês e grupos de trabalho para colaborar com a definição de agendas importantes para o debate público.

A formação em antropologia, sociologia e ciência política, permitirá ao egresso possuir competências e habilidades em estudar a sociedade e sua interação com os campos econômicos, políticos e culturais. Por exemplo, a formação em antropologia permitirá que o egresso emita laudos e estudos antropológicos, demanda cada vez mais crescente, especialmente em locais com características similares à região de abrangência da UFFS. Com base em seus conhecimentos sociológicos, poderá refletir sobre a complexidade e diversidade da vida social e se ocupar em analisar e trabalhar sobre estes aspectos como um todo. Estando apto a elaborar e gerenciar projetos e programas sociais e de desenvolvimento. E, finalmente, em sua terceira habilitação, o cientista social, com seus conhecimentos em ciência política, terá a capacidade de analisar fatos históricos e atuais, exercendo a importante função de fornecer subsídios para a tomada de decisões, definição de projetos e políticas públicas. Além de ter a capacidade de elaborar, gerenciar e avaliar políticas públicas.