Grade Curricular

Grade/Matriz Curricular:

Módulos

Ementa

Carga Horária

 

Professores

Convidados

 

Tempo

Universidade

Tempo Comunidade

 

I - A formação econômica do Brasil: Estado e sociedade

 

 

A formação econômica do Brasil. Estado e sociedade. O processo histórico de constituição do Estado Nacional Brasileiro. Introdução à formação das classes sociais no Brasil. Conceitos de economia política.

 

25h

 

05h

 

 

Prof. Mariano Sanchez

 

 

 

II – Classes sociais no Brasil

 

Conceito de classes sociais. A constituição de classes no Brasil. As origens da revolução brasileira. O modelo autocrático-burguês de transformação capitalista. A revolução burguesa no Brasil.

25h

05h

 

 

Profa. Luciana Henrique da Silva

 

III – Direito agrário e legislação da terra e da água no Brasil

Direito agrário. Função social da terra. Terras devolutas. Desapropriação. Direito de propriedade. Direito de Posse. Ações Judiciais. Imóveis rurais. Destinação dos bens expropriados. Justiça agrária. Criminalização dos Movimentos Sociais. Lei antiterror.

 

20h

 

05h

 

 

 

Profa. Maria Eloá Gehlen

 

 

 

 

 

 

IV – Formação étnico-cultural do povo brasileiro

 

 

 

Os povos originários da América Latina e Brasil. A presença dos africanos no Brasil. Os processos migratórios e seus desdobramentos culturais. Conflitos territoriais (indígenas, étnico-raciais, entre outros). A diversidade religiosa e suas implicações na constituição do povo brasileiro. O papel da cultura e da arte na formação do povo brasileiro. A cultura e suas interfaces com a economia e a política.

 

20h

 

05h

 

 

Prof. Fábio Pontarolo

 

 

V - A questão agrária

O que é a Questão Agrária segundo os clássicos internacionais. Como se formou a Questão Agrária brasileira. Como se apresenta atualmente a Questão Agrária no Brasil e no Paraná.

 

 

25h

 

 

 

05h

 

 

 

Prof. Elemar Cezimbra

 

 

VI Formação e desenvolvimento do Agronegócio no Brasil

Abordagem Histórica da Agricultura: Ciclos Econômicos e Crises desde a Segunda Guerra Mundial ao Séc. XXI: 1- Ciclo Cafeeiro do Pós-Guerra: Crise e Transição; 2- Modernização Conservadora da Agricultura: 1965-85; 3- Longa e Contraditória Transição dos Anos 90; 4- Reestruturação da Economia do Agronegócio nos Anos 2000; 5- Crise Econômica e Crise de Estado Atuais;

 

20h

 

 

05h

 

 

Pedro Ivan Christoffoli

VII - A Produção do espaço geográfico brasileiro

A urbanização brasileira. As características e as desigualdades regionais. O avanço do meio técnico-científico-informacional no território brasileiro. Agricultura globalizada e  cidades do agronegócio.

20h

05h

Prof. Fábio Luiz Zeneratti

 

Prof. Roberto Antônio Finatto

 

VIII– Políticas públicas no estado brasileiro

 

 

O processo de constituição, organização e implementação das políticas sociais no Brasil em sua interface com o contexto internacional e a instituição dos direitos de cidadania na modernidade. Identificação e análise dos nexos entre o modo de produção, o Estado e o aparato jurídico-constitucional de instituição das políticas sociais no marco da forma histórica do capitalismo no Brasil.

 

 

 

 

 

 

20h

 

 

 

 

 

 

05h

 

 

 

 

Prof. Alex Verdério

 

Prof. Vitor de Moraes

 

 

 

 

 

XV- Educação Popular e a Educação do Campo no Brasil

 

 

Educação. Educação Popular e Educação do Campo. Educação do Campo e Movimentos Sociais. Base Nacional Comum Curricular. Escola Sem Partido. Organismos Internacionais e educação no Brasil (Acordo MEC-USAID e Banco Mundial).

 

25h

 

05h

 

Profa. Katia Seganfredo

 

Profa. Marciane Mendes

X - Gênero e luta de Classes

Conceito de relações de gênero. Desigualdade social e cultural entre homens e mulheres. Origens da opressão da mulher. Formas de organização familiar e divisão sexual do trabalho. Luta de classes.

10h

05h

Profa. Liria Andrioli

 

XI – Metodologia da Pesquisa

 

Epistemologia e métodos da pesquisa. Problematização, hipóteses e objetivos na investigação social. Fundamentos teórico-críticos e a construção do conhecimento. Normas técnicas da produção científica.

30h

10h

Profa. Liria Andrioli

 

Ana Cristina Hammel

XII – Seminário de socialização dos TCCs

Organização do Seminário. Bancas de Apresentação dos artigos científicos com os resultados dos TCCs.

 

60h

 

-

Prof. Ana C. Hammel

(c/ a participação dos orientadores)

XIII - Trabalho de Conclusão de Curso

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revisão teórica, coleta de dados, análise e conclusões.

 

 

60h

 

 

 

Responsabilidade dos Orientadores

 

360

60