Acadêmicos apresentam propostas de mudança do Plano Diretor Municipal de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 26 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 13h01min

Na última terça-feira (24), 36 acadêmicos do curso de Ciências Econômicas e de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul participaram da audiência pública para discussão da proposta de lei do Plano Diretor Municipal de Laranjeiras do Sul. As audiências acontecem de 24 a 26 de junho, às 19h, no Centro da Juventude, e reúnem a comunidade para discutir a política de desenvolvimento e expansão urbana do município.

Os estudantes foram acompanhados pelas docentes Janete Stoffel e Deise Bourscheidt, que ministram as disciplinas de Planejamento do Desenvolvimento Regional e Contabilidade Social, respectivamente. A participação dos alunos, além de um exercício de cidadania, foi também a conclusão de uma tarefa acadêmica. Os estudantes entregaram aos organizadores da audiência versões impressas de propostas de alteração do Plano Diretor, as quais foram elaboradas previamente em atividades desenvolvidas na Universidade.

Plano Diretor

O plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, cujas diretrizes foram estabelecidas pelo Estatuto da Cidade. “A participação da comunidade no processo de revisão do Plano Diretor é extremamente importante, pois nele são apresentadas as definições sobre a legislação referente ao parcelamento do solo, ao sistema viário, ao código de obras e ao código de posturas”, afirma a professora Janete.

As diretrizes da política urbana definidas no Plano Diretor possibilitam o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental, e objetivam retratar os anseios dos cidadãos sobre o desenvolvimento municipal.