Acadêmicos do Campus Laranjeiras do Sul apresentam ideias de produtos e serviços inovadores

Publicado em: 02 de julho de 2014 08h07min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Nos dias 16 e 23 de julho, às 19h, na sala 304, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, serão apresentados projetos com ideias de produtos e serviços inovadores para a região, desenvolvidos por alunos da 7ª fase do curso de Ciências Econômicas. Os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por três professores e toda a comunidade está convidada a assistir as apresentações dos trabalhos e conhecer as iniciativas.

A atividade está relacionada à disciplina “Pesquisa Mercadológica e Desenvolvimento de Produtos”, ministrada pelo professor Tiago da Costa. São cinco os projetos trabalhados pelos alunos: 1. Queijo orgânico diferenciado (parceria com uma cooperativa local, a Cooperjunho); 2. Clube de Desconto da UFFS (parceria com o Diretório Central dos Estudantes); 3. Cachaça orgânica de fruta da região; 4. Plataforma para criação de grupo de compras coletivas de produtos orgânicos (parceria com o grupo de estudos e extensão Geeca); 5. Empresa Júnior para o curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul (parceria com a Coordenação do curso de Ciências Econômicas e o professor Rafael Stefenon);

Os estudantes fizeram uma pesquisa de mercado junto ao público-alvo de cada uma das iniciativas propostas e, no dia 25 de junho, realizaram uma visita técnica a empresas de Florianópolis e Paulo Lopes, em Santa Catarina, para complementar seus estudos.

“Cada grupo está desenvolvendo um produto ou serviço inovador para a região de Laranjeiras do Sul e buscou experiências semelhantes na região de Florianópolis e Paulo Lopes, onde foi possível obter informações com os participantes das organizações sobre sua constituição, funcionamento, estratégias de gestão e sustentabilidade econômica”, explica o professor Costa.

Em Florianópolis, os acadêmicos visitaram o Clube do Assinante do Diário Catarinense, a Esag Jr. Consultoria e a Ecofeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já em Paulo Lopes, as visitas aconteceram nas empresas Queijo com Sotaque e Alambique Dom Bueno.

A aluna Aline Mattos está participando do projeto de criação da empresa júnior e realizou a viagem técnica para conhecer a experiência da Esag Jr., empresa de consultoria dos cursos de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. “O intuito da visita foi a busca de informações que auxiliem na criação de uma empresa júnior na UFFS. Através de um questionário, foram levantados dados de como é formada a empresa, estrutura física, se há algum tipo de parceria, quais os produtos que a empresa oferece e principais desafios”, aponta a estudante.

A acadêmica Suzi de Oliveira, que trabalha no projeto do queijo orgânico diferenciado, aproveitou a visita à queijaria artesanal, em Paulo Lopes, para entender o processo e os motivos para a implantação dessa empresa e a escolha por esse produto. “Agora, após a visita, a intenção é pensar em alguma maneira de tentar utilizar os conhecimentos adquiridos para buscar benefícios na produção do queijo orgânico que está sendo produzido pela Coperjunho, e estudar a viabilidade de implantação de um novo produto, com algo que o destaque em relação à produção convencional, para que se consiga um maior valor agregado”, destaca Suzi.