Alunos de Agronomia de Laranjeiras do Sul participam de seminário sobre Código Florestal

Publicado em: 03 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Na última sexta-feira (31), alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram de um seminário sobre o Código Florestal, ministrado pela professora de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Katya Isaguirre Torres.

"O seminário foi organizado em função de uma demanda dos alunos, que querem saber mais sobre o novo Código Florestal, quais as novas obrigações da lei, particularmente no âmbito da agricultura familiar e quais as possibilidades de cultivo de sistemas agroflorestais em áreas destinadas à conservação ambiental", explica Julian Perez-Cassarino, professor da disciplina de Sistemas Agroflorestais, responsável pela organização do seminário.

A professora Katya salientou a importância do intercâmbio de saberes entre diferentes áreas proporcionado pelo encontro. "Para a gente que entende só de legislação, precisamos muito do apoio de outras áreas para conseguir entender até que ponto a lei funciona e até que ponto ela não funciona. O diálogo foi excelente, extremamente proveitoso", opina a professora.

O Código Florestal brasileiro foi totalmente reformulado em outubro de 2012. Ele institui as regras gerais sobre onde e de que maneira o território brasileiro pode ser explorado, determinando as áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas e quais regiões podem receber os diferentes tipos de produção rural.