Alunos do curso Interdisciplinar em Educação no Campo de Laranjeiras do Sul visitam terra indígena

Publicado em: 30 de janeiro de 2014 07h01min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

No último sábado (25), 30 acadêmicos de diferentes fases do curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –Campus Laranjeiras do Sul visitaram a Comunidade Indígena Kaigang do Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras, no Paraná. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Tania Helena Neunfeld, Solange Todero Von Onçay e Patrícia Guerrero, que ministram as disciplinas Introdução às Ciências Agrárias, Estágio Curricular Supervisionado I e Antropologia das Populações Rurais: infância e juventude no campo, respectivamente.

Na ocasião, os discentes puderam conhecer a comunidade e a estrutura existente no local, que engloba o Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, posto de saúde e pavilhão comunitário. Os acadêmicos esclareceram com as professoras indígenas da localidade dúvidas sobre a cultura e o modo de viver indígenas e, sobretudo, as questões acerca do ensino nessa comunidade.

Segundo a professora Tânia, os alunos relataram que foi uma oportunidade ímpar, a qual serviu de estímulo para perseverar no curso, uma vez que há grande carência de profissionais da educação em comunidades como aquela. Além disso, a experiência traz como diferencial a sabedoria e o respeito sobre o modo de viver e as dificuldades dos homens e das mulheres do campo.

A professora Solange acrescenta: "para os alunos este momento foi muito importante e muito rico, tendo em vista o conjunto de questões, um diálogo bem denso que aconteceu durante toda a tarde com as lideranças que nos receberam na área indígena. Então se pôde dialogar e compreender melhor as distintas realidades, inclusive as demais questões do campo, com o objetivo de compreensão das diferentes lutas, próprias desse contexto".