Calorímetro Diferencial de Varredura é instalado na Central de Análises
O equipamento será utilizado em pesquisas da Graduação e de programas de mestrado

Publicado em: 25 de setembro de 2018 14h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2018 16h09min

A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul passa a disponibilizar, a partir desta semana, mais um equipamento para a realização de pesquisas e análises, um Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC). A instalação e treinamento para utilização do DSC estão sendo realizados por profissional da empresa Netzsch. O treinamento é direcionado para docentes e técnicos de laboratórios que serão responsáveis pelo manuseio do mesmo. A instalação ocorreu na segunda-feira (24) e o treinamento acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26).

O Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) permite a determinação de valores calóricos como calor de fusão ou calor de cristalização. O docente Thiago Bergler Bitencourt explica que, com o uso do equipamento é possível analisar o comportamento dos materiais em função de mudanças de temperatura. O DSC pode ser usado para investigar, por exemplo, os seguintes materiais: sólidos compactos (granulados, componentes, moldes, etc.), assim como plásticos, borrachas, resinas ou outros materiais orgânicos, cerâmicas, vidros, compósitos, metais e materiais de construção, pós como fármacos ou minerais, fibras, tecidos, amostras viscosas como pastas, cremes ou gel, e líquidos.

Bitencourt comenta que o DSC permite também o mapeamento de informações derivadas de medições, tais como: “temperaturas características (fusão, cristalização, transições polimórficas, reações, transição vítrea), transformação e aquecimento de reação, cristalinização de substâncias semi-cristalinas, decomposição, estabilidade térmica, estabilidade oxidativa, grau de cura (resinas, adesivos, etc), puridade eutética, calor específico, compatibilidade entre componentes, influencia do envelhecimento, distribuição do peso molecular e impacto de aditivos, amaciantes ou misturadores de granulados (para materiais poliméricos), entre outras”.

O equipamento será utilizado em pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e também dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.

Os interessados em utilizar o DSC em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen (luciano.tormen@uffs.edu.br) ou o tecnólogo em Química, Marcelo Grassi (marcelo.grassi@uffs.edu.br), para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.

Aquisição do equipamento
O Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) foi adquirido por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011 submetida à Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública que fomenta a ciência, tecnologia e inovação e está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto foi submetido ao FINEP em 2011 e teve aprovado o montante de R$ 1,074 milhões, destinados à compra de equipamentos científicos para laboratórios de pesquisa da universidade. O DSC é um dos equipamentos adquiridos, com investimento de, aproximadamente, 135 mil reais (valor pago para compra do equipamento e despesas acessórias de importação).