Campus Laranjeiras do Sul: Agroecologia é tema de conversa entre vice-reitor da UFFS e estudantes
O intuito é fortalecer o mercado consumidor de produtos agroecológicos na Universidade

Publicado em: 21 de junho de 2017 13h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2017 13h06min

Na tarde da terça-feira (20), o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, esteve reunido com a Direção, Coordenação Acadêmica, Coordenação Adjunta das Áreas Experimentais, docentes e estudantes do Campus Laranjeiras do Sul para debater assuntos relacionados à produção e comercialização de produtos agroecológicos.

Conforme explicou o vice-reitor, “um dos encaminhamentos da rodada de discussões sobre o uso de agrotóxicos nos campi, realizada no primeiro semestre deste ano, foi a indicação de que a UFFS precisa ampliar o investimento em pesquisas específicas com a Agroecologia. Além disso, uma série de ações foram propostas e estamos apresentando essas ideias para os estudantes, buscando acadêmicos que gostariam de trabalhar com a temática”.

Andrioli revela ainda que “em breve a UFFS publicará edital específico para pesquisa na área de Agroecologia, com algumas bolsas de estudo. A produção resultante desses experimentos também poderá vir a ser comercializada. Entretanto, a Universidade não dispõe de estrutura para fazer isso. Inclusive as colheitas provenientes das áreas experimentais têm sido doadas, visto que o custo para organizar um leilão ou qualquer outra forma de comercialização é demasiadamente alto. Então, a proposta é verificar se os estudantes têm interesse em organizar cooperativas, as quais poderiam comercializar esses produtos, tanto para o Restaurante Universitário como para feiras”.

Outra novidade apresentada pelo vice-reitor é que a UFFS está organizando, via Pró-Reitoria de Extensão, a realização de feiras de produtos agroecológicos nos campi, as quais devem ser iniciadas no decorrer do segundo semestre deste ano. Segundo Andrioli, “são várias iniciativas que se complementam no intuito de fortalecer o mercado consumidor de produtos agroecológicos na Universidade”.

A discussão, iniciada no Campus Laranjeiras do Sul, terá continuidade nos demais campi.