Campus Laranjeiras do Sul colabora no desenvolvimento de projeto da Escola Vicentina Santa Ana
Atividade terá continuidade nos próximos meses

Publicado em: 21 de maio de 2019 15h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2019 14h05min

Na quarta-feira, dia 15 de maio, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu palestra sobre alimentação saudável para estudantes da Escola Vicentina Santa Ana em Laranjeiras do Sul.

A atividade foi desenvolvida pelo professor Rubens Fey, com auxílio da acadêmica Karine Gomes, do curso de Pedagogia. A palestra foi ministrada para aproximadamente 30 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.

Conforme relata o docente Rubens Fey “fomos convidados pela Escola Santa Ana para colaborar em projeto da instituição que integra o programa "A união faz a vida", desenvolvido pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Nesse projeto da Escola Santa Ana são promovidas atividades relacionadas à alimentação saudável, entre outras. A UFFS recebeu convite para colaborar com o projeto, ministrando palestras sobre alimentos e alimentação saudável, além de orientar sobre os alimentos que podem ser cultivados na horta e disseminar técnicas de cultivo, tudo sendo realizado com a colaboração das crianças”.

Segundo o professor, “atividade foi muito proveitosa e contou com o envolvimento das crianças. Levamos algumas verduras frescas, outras já preparadas para o consumo e a escola preparou bolos doces e salgados, utilizando alimentos produzidos na horta. Karine colaborou com a parte pedagógica da preparação da atividade e eu ministrei a palestra”.

Para o docente, desenvolver atividade como esta é muito importante para a UFFS e contribui com a divulgação da instituição. “Participar e contribuir com a realização dessas atividades é importante tanto no aspecto pessoal como institucional, pois nos envolvemos com a comunidade regional, atendendo às demandas apresentadas. Também foi importante pela possibilidade de integração entre os cursos de Agronomia e de Pedagogia, ofertados na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul”.

A próxima etapa do projeto, que contará com o apoio da UFFS, será a programação do plantio e condução das culturas, de acordo com o interesse da escola em acompanhar e demonstrar para as crianças. “Nos próximos dias faremos uma reunião com a escola em que definiremos quais alimentos serão cultivados. Trabalharemos com as culturas de época, especialmente de maio a outubro. Faremos a programação do plantio de acordo com as culturas escolhidas pela escola, considerando o ciclo de cada planta, tendo em vista que, para algumas, o ciclo do plantio até a colheita é de apenas 21 dias, já para outras esse ciclo é mais longo, demorando 3 ou 4 meses”, explica o docente.

Galeria de Imagens: