Campus Laranjeiras do Sul: cromatógrafo já está disponível no laboratório de análises químicas

Publicado em: 05 de abril de 2016 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu no último mês a instalação de mais um equipamento de grande relevância para a realização de análises químicas, o Cromatógrafo em fase Líquida de Alta Eficiência acoplado a Espectrômetro de Massa. O equipamento, instalado na sala 105 do Laboratório 01, possibilita a realização de análises para a determinação de compostos orgânicos pouco voláteis.

Conforme o professor Luciano Tormen, o equipamento será utilizado principalmente pelos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Agronomia. O docente destaca que "o cromatógrafo apoiará as pesquisas de maneira que se obtenha resultados mais relevantes e completos, facilitando, por exemplo, a publicação de artigos científicos. Também poderá ser utilizado em trabalhos de Extensão em projetos relacionados à integração da iniciativa privada com a UFFS".

Tormen explica ainda que "através do cromatógrafo é possível realizar a quantificação e identificação de compostos orgânicos pouco voláteis, como pesticidas, vitaminas, hormônios, açúcares, compostos bioativos e muitos outros". O docente acrescenta que "para utilizar o equipamento é necessário um profissional altamente qualificado e com experiência para operá-lo devido a sua complexidade".

Os campi Erechim, Cerro Largo e Chapecó também contam com o Cromatógrafo em fase Líquida de Alta Eficiência acoplado a Espectrômetro de Massa. Em breve inicia a instalação de outro equipamento nos campi da UFFS: Cromatógrafo Gasoso acoplado a detector de massas com bomba turbo molecular dupla.

Treinamento e utilização do Cromatógrafo

Servidores docentes e técnico-administrativos do Campus Laranjeiras do Sul participaram nos dias 22 e 23 do último mês de treinamento para uso do equipamento. A atividade foi direcionada para os técnicos de laboratórios e professores de Química e áreas afins que farão o manuseio do equipamento com maior frequência. Os interessados em utilizar o cromatógrafo em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen, luciano.tormen@uffs.edu.br, ou o tecnólogo em Química, Marcelo Grassi, marcelo.grassi@uffs.edu.br, para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.

O equipamento

Cromatógrafo em fase Líquida de Alta Eficiência acoplado a Espectrômetro de Massa apresenta três detectores: por espalhamento de luz; por índice de refração; UV-Vis com arranjo de diodos. O equipamento é constituído por duas bombas com duplo pistão; um amostrador automático; um desgaseificador; módulo de comando e forno para controle de temperatura. Para efetuar as análises as substâncias químicas são isoladas por afinidade entre uma fase estacionária (coluna) e uma fase móvel (solvente) e posteriormente são detectadas separadamente pela medida de uma propriedade física associada a cada substância. A intensidade do parâmetro físico medido na amostra a ser analisada é comparado com o mesmo parâmetro obtido por pela análise de um padrão, assim as substâncias são quantificadas.