Campus Laranjeiras do Sul: Especialização em Educação do Campo inicia aulas

Publicado em: 04 de abril de 2016 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 11h01min

Na última sexta-feira (1º), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul deu início às atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo. A primeira atividade do curso foi marcada pela palestra "Educação do Campo e o desenvolvimento regional: a relevância da Pós-Graduação na UFFS", ministrada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.

Em sua palestra, o vice-reitor destacou que a região do Cantuquiriguaçu é a que possui mais assentamentos no Paraná, com o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e com uma concentração de terra ainda significativa. O curso de Educação do Campo se propõe a refletir criticamente sobre esse contexto, analisando as contradições da sociedade, em especial dessa região.

Conforme Andrioli, “desde 2010, com a primeira turma de Licenciatura em Educação do Campo, a preocupação foi a formação de profissionais que pudessem atuar nas escolas do campo e que pudessem contribuir tanto para a elevação da consciência crítica das pessoas desta região, como na proposição de alternativas que passam pela agroecologia, pela agregação de valor à produção e pela fixação de pessoas no espaço rural”.

Para a coordenadora da especialização, Marciane Mendes, "o curso tem como principal objetivo aprofundar os fundamentos da concepção da Educação do Campo, articulando-os com proposições metodológicas que possibilitem dar direcionamento à Organização do Trabalho Pedagógico para as escolas do campo”. Conforme Mendes, “espera-se potencializar a ação formativa de professores de escolas do campo da rede estadual e municipal, por meio da formação continuada, em sintonia com os referenciais da concepção de Educação do Campo".