Campus Laranjeiras do Sul: estudantes participam de feira agroecológica

Publicado em: 18 de maio de 2015 08h05min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

No último sábado (16), estudantes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participaram da III Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (Fesa), realizada na Praça José Nogueira do Amaral, no centro da cidade. Acadêmicos vinculados a projetos de extensão e alunos dos cursos de Agronomia e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável participaram ativamente da feira, desde o auxílio na organização do evento até a promoção de oficinas sobre temas variados.

Dentre as atividades propostas pelos estudantes, durante a feira, os visitantes puderam obter informações sobre economia solidária, construção de hortas verticais, aproveitamento integral de alimentos, consumo de plantas alimentícias não convencionais e reciclagem de resíduos orgânicos. Além disso, os estudantes promoveram a distribuição de mudas de plantas para os interessados e auxiliaram na organização da troca simbólica de sementes, momento em que os agricultores trocam, entre si, sementes variadas.

Estudantes ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes também participaram da feira. Conforme a estudante Cláudia Nenning, “o grupo Pet desenvolve projetos sobre agroecologia, e a participação na feira foi voltada para as crianças. Os membros do Pet desenvolveram atividades como desenho e um jogo de tabuleiro. Nessas atividades, nossa intenção é que ao mesmo tempo em que as crianças se divertem, elas possam aprender um pouco sobre a agroecologia”.

A Fesa

A Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia é uma feira organizada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro) e demais parceiros, que tem como motivação os avanços obtidos por empreendimentos econômicos solidários relacionados à comercialização e ao fortalecimento de grupos de agricultores agroecológicos.